Solução para os bichos soltos nas ruas: até agora nada! Com a palavra o prefeito Aglailson Junior e o secretário Darlan…

Recentemente tomei conhecimento que a gestão municipal, comandada pelo prefeito Aglailson Junior, “declarou guerra” aos animais de grande porte que vivem perambulando pelas vias públicas: Deve-se entender, logicamente, que os chamados “criadores urbanos”, doravante,  deverão ser enquadrados, uma vez que os animais são inimputáveis.

Muito bem, não é de hoje que cobramos solução para esse grave problema de saúde pública. Vez por outra, realcei, também, que esse problema (animais soltos nas ruas) não é algo novo à pólis antonense . Mas devemos entender que já adentramos no século XXI e não é razoável se conceber que porcos, cavalos, vacas burros e etc sejam criados em meio a paisagem urbana, promovendo imundície pelas calçadas, levando risco aos condutores de veículos e, principalmente, transmitindo doenças, sobretudo às crianças.

A gestão municipal anterior, comandada pelo prefeito Elias Lira, fracassou nessa demanda administrativa. Duas campanhas foram promovidas, vários auxiliares direto do prefeito foram escaldos para resolver a “parada”e, ao final do período administrativo (2016), nada havia mudado, ou seja: os bichos continuavam circulando pelas ruas, praças e etc. Eis a nota emitida, à época,  pela gestão do Governo de Todos:

Atenção vitória! Atenção vitorienses.

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão comunica aos criadores de animais que, a partir do dia 01 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos adotará todas as medidas cabíveis para apreensão de animais que estiverem soltos nas ruas, avenidas e praças da cidade.

A prefeitura comunica também aos comerciantes ambulantes, que deverão retirar suas barracas, carros de mão, painéis e cavaletes que se encontram nas calçadas da Avenida Mariana Amália e demais áreas do centro da cidade, obstruindo a passagem de pedestres e contrariando o que dispõe os artigos 85 e 86 do Código de Postura do Município, que garantem a ordem, a segurança, o livre trânsito e bem estar dos transeuntes.

As medidas serão tomadas a partir de 01 de fevereiro deste ano, decorrente da necessidade de ordenamento das vias urbanas, em especial pela preservação das condições de higiene e saúde pública, atendendo apelos da população e autoridades constituídas.

A Prefeitura da Vitória agradece, desde já, pela atenção, colaboração e compreensão de todos os ambulantes e criadores de animais.

Evite constrangimento. Mantenha sua cidade limpa.

Prefeitura da Vitória de Santo Antão

Com a chegada da nova gestão, em janeiro de 2017, casualmente, encontrei-me com  o secretário de serviços público  Biu da Morepe, no Prédio da Promotoria Pública, por ocasião dos preparativos para o carnaval. Ao questiona-lo sobre o problema dos bichos,  já que o tema é  pauta perene do blog, desde o seu nascedouro, disse-me ele que iria tratar do problema mais adiante. Aqui pelo blog, dias após o nosso encontro, postei matéria dizendo que o “deixaria  em paz” até a pamonha dos festejos juninos. E assim foi feito. Eis a nota emitida, dias atrás,  pelos atuais gestores da prefeitura.

“A Prefeitura da Vitória através da Secretaria Municipal de Agricultura intensificou os trabalhos para retirada de animais soltos nas ruas da cidade. A medida visa coibir que estes aninais espalhem lixos e provoquem acidentes, principalmente no centro da cidade. Eles são recolhidos para o Engenho Bento Velho, onde lá são tratados por profissionais e depois entregues aos proprietários.

Para recuperar o animal, o proprietário não pagará nada, a não ser em caso de reincidência. A população pode colaborar com a prefeitura denunciando os casos através do telefone: (81) 9 8825-7888″.

Pois bem, após o prazo estipulado por mim, comecei as devidas cobranças em julho. Ao que parece, mesmo depois da nota da prefeitura, os bichos que vivem perambulando pelas ruas  ainda não foram  “avisados” ou “incomodados”,  pela nova intensão dos gestores.

De sábado (19) pra cá, por exemplo,  já encontrei jumentos  e porcos  em várias localidades. A saber: (Sábado) Cruzamento das Ruas Silvino Lopes com Elzanira Bezerra (Cajá),  (terça) Canteiro do Terminal Rodoviário – Avenida Henrique de Holanda e, por duas ocasiões, porcos na Rua Primitivo de Miranda (não tive como fazer o registro fotográfico).

Estamos torcendo e acreditando que a nova gestão municipal (prefeitura) resolverá o referido problema. Daqui pra frente, o secretário a ser cobrado por essa atividade é o amigo Darlan – gestor da pasta da agricultura. Independente de qualquer coisa, estaremos denunciando e cobrando ações, na fiscalização e recolhimentos dos animais de grande porte das ruas da nossa Vitória de Santo Antão.

1 pensou em “Solução para os bichos soltos nas ruas: até agora nada! Com a palavra o prefeito Aglailson Junior e o secretário Darlan…

  1. Tirando dívidas. Sobre a matéria os bichos nas ruas, notei a falta da figura do chicote, já que era o simbolo da coluna. ou o simbolo agora é o focinho de um suíno rindo? Gostaria de saber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *