Como era nossa Vitória, no inverno ou verão, sem a energia elétrica?

Ao circular pelas ruas centrais da nossa urbe, na noite fria e chuvosa de ontem (20), percebi, paradoxalmente, um movimento estático. Calçamento molhado, portas fechadas, praças desabitadas, bares silenciosos, carros estacionados e nem os mototaxistas, sempre agitados, faziam barulho, através dos escapamentos da suas respectivas ferramentas de trabalho.

Parado no semáforo, do cruzamento da Avenida Silva Jardim com a Rua Joaquim Nabuco, o painel  marcava pouco mais de duas dezenas de segundos, na contagem regressiva, indiferente a tudo e a todos e obrigando-me a esperar. Nem precisava, eu estava sozinho, naquela selva de pedra molhada.

Nesse lapso temporal, aparentemente insignificante, deu-me tempo para uma viagem, mesmo que sem sair do canto. Fui a um período, não sei precisar, na Vitória de Santo Antão de antes de 1922, quando, ainda, não dispúnhamos da então moderna energia elétrica já, largamente usada, em outros centros urbanos mais desenvolvidos.

À Vitória de antes, materializada na minha imaginação, não contava com essa invenção de alcance coletivo que mudou, radicalmente, a forma das pessoas se relacionarem, na sociedade moderna. Até então, claridade, após o pôr do sol, só pela obra e graça da lua, sobretudo na cheia, e pelo fogo, graças à combustão da madeira, ainda em abundância, nos quatro cantos da imaginável bucólica Vila de Santo Antão.

Quando estava me aprofundando no ritmo social, vivenciados pelos nossos antepassados santonenses, no inverno ou no verão, durante a noite ou dia, nos conceitos familiares e nas obrigações religiosas com o santo local,  o contador do semáforo zerou e a lâmpada vermelha apagou. O verde, acendeu em mim uma obrigação contemporânea, dando-me, imperiosamente,  uma ordem: o direito é seu,  para seguir, mesmo que, naquele instante,  não pugnasse pela volta, para o mundo atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *