Professor Júlio Reinaux: UM MESTRE ADMIRADO!

Na noite de ontem (01), após vinte e sete anos ininterruptos lecionando nas Faculdades Integradas da Vitória, o professor Julio Reinaux ministrou sua última aula, na referida instituição de ensino. Bom camarada e mestre respeitado ele recebeu de todos os alunos do curso de história uma singela, mas verdadeira e calorosa homenagem.

Até pouco tempo não o conhecia. Foi na qualidade de aluno que lhe fui “apresentado”. Nesses dois anos de convivência acadêmica aprovo – com louvor – sua atuação em sala de aula. Natural da cidade de Ribeirão, Julio é um sujeito “sem pantin”, sem muganga e  sem cruzeta!

Prático e objetivo o professor Julio Reinaux é a expressão viva da conjugação perfeita da inteligência com a cultura adquirida, sobretudo nos ensinamentos da chamada “faculdade da vida”. Sensível às diferenças e potencialidades de cada aluno procura, na medida do possível, contemplar todos.

Outro dia, após suas considerações em sala, levantei-me e disse: “professor, sua aula é pra se pagar ingresso”. Na qualidade de neófito na docência, imagino que o grande desafio seja o despertar do aluno pelo interesse na argumentação, na crítica, isto é:  pelo sentido lógico das coisas, sobretudo na cadeira da  história.

Portanto encerro essas linhas numa combinação de tristeza e alegria. À partida de Julio, por motivos já expostos aos alunos, indiscutivelmente, nos entristece. Contudo, a alegria reside justamente em saber que o professor Julio concluiu mais uma etapa da sua vida com galhardia, impávido e com o sentimento de dever cumprido.

Vídeo da sua última aula:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *