Com a volta do percurso dos trios pela Matriz e com o palco na Duque de Caxias o carnaval ficou mais animado.


Hoje (08) pela manhã registrei em foto a Praça Dom Luiz Brito, popularmente conhecida por “Praça da Matriz”. Como se vê, após o carnaval 2017, nada dela foi destruído ou arrancado, como apregoavam os comandantes da gestão municipal anterior. Lá, continuam: a pirâmide, os coretos, os bancos, os jardins, o “V”, os banheiros, o palco….Nada!! Nada foi destruído. Das duas, uma: ou na gestão anterior não haviam  pessoas capacitadas para fazer essa avaliação,  ou mentiram para a população,  apenas por capricho. A comunidade carnavalesca, lá na frente, cobrará essa fatura.

Um diretor de agremiação carnavalesca – que não direi seu nome para não expô-lo – disse-me: “viu como ficou melhor, passando  pela Matriz”. Eu – claro, sempre falei isso, mas só  eu reclama e “gritava” publicamente. Ele – “ quem era doido falar… se tava todo mundo mamando no sistema”…

Pois bem, desde o primeiro dia em que nos reunimos com Marcos Rocha – ainda em dezembro – lá na sede da ABTV – disse-lhe que a volta do percurso pelo Pátio da Matriz seria algo natural. Com essa medida e a ativação da folia na Praça Duque de Caxias, garantia-se uma  melhoraria no clima do carnaval em pelo menos  50%.

A nossa sugestão – ABTV – em promover uma das vias da Avenida Silva Jardim, como ponto de partida para os blocos que desfilam com trio elétrico,  assim como passagem obrigatória para os que tem como ponto de partida o bairro do Livramento, demonstrou , nitidamente, que quando as coisas são pensadas com seriedade,  por pessoas que “entende do traçado”, tudo funciona.

Deve-se também, aqui, destacar, para o êxito dessa operação, as atuações dos secretários municipais Bio da Morepe e Darlan. Ambos,  realizaram com total boa vontade e presteza as intervenções necessárias,  para que as coisas fluíssem com sucesso. As árvores do trecho aludido, por exemplo,  foram várias vezes podadas, para que as coisas fossem “se encaixando”.

Com relação aos fios que cruzam o percurso oficial do carnaval, esse ano, ABTV, CELPE e PREFEITURA trabalharam em conjunto e as coisas,  se não ficaram 100%, avançaram muito, todos contribuíram para o melhoramento dessa demanda, há muito necessária. Em parceria tudo fica mais fácil.

Com relação à volta do foco carnavalesco e o palco para Duque de Caxias – “Eterno Quartel General do Frevo” – não observamos maiores dificuldades, em função da passagem das agremiações. O palco funcionou, cumpriu seu papel, os artistas se apresentaram sem que fosse necessário “sacrificar” quem quer que seja. Mais uma vez, ficou provado que quando se tem coordenação, ninguém atrapalha ninguém, e o carnaval cresce,  e o folião é que sai ganhando.

Como já falei anteriormente, com a chegada da nova gestão municipal, a comunicação e o dialogo, entre as associações representativas do carnaval, dirigentes de agremiações e demais atores envolvidos, funcionou, sem ranço,  sem travamento. O atual secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Marcos Rocha, é uma pessoa fácil, leve e com vontade de acertar. Se lhe falta experiência na área carnavalesca, lhe sobra, contudo,  serenidade e educação para ouvir e dialogar. Mas,  não devemos esquecer, porém,  que alguns pontos do carnaval não funcionou  como deveria e da maneira que ficou acertada. O comercio ambulante e os carros de mão, por exemplo,  serão frutos dos  nossos temas,  nas postagens de amanhã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *