A Praça Leão Coroado é um marco do primeiro sonho de liberdade concreto das Américas!!

Hoje, 06 de março de 2017, comemora-se o Bicentenário da Revolução Pernambucana. Para nós, filhos da “Terra dos Altos Coqueiros”, sobretudo para os que conhecem um pouco mais sobre sua história, é motivo de alegria e de muita reflexão.

Se há duzentos anos, os motivos pelos quais que deflagrou o referido movimento libertário, resguardando-se a historicidade para que não cometamos o chamado anacronismo histórico, entre outros, foi a exorbitante carga tributária, cobrada pelo Coroa Portuguesa, aos provincianos de Pernambuco, para segura o alto padrão de vida da corte, sob o deleite do Rei Dom João VI e os seus protegidos, hoje, dois séculos depois, continuamos a produzir riquezas para enriquecer outras corjas, não menos escrotas.

Deixamos o regime colonial, passamos pela monarquia e adentramos na República, a partir de 1889. Mas, aquilo que conceituou o intelectual Sergio Buarque de Holanda, em uma das suas obras – Raízes do Brasil – lançada em 1936, continua sendo a coluna vertebral da sociedade brasileira, ou seja: “O Homem Cordial”.

Comemoremos, então, o feito dos pernambucanos. Primeiro movimento libertário efetivo de todas as colônias portuguesas. Setenta e cinco dias de uma república nova, idealista e que viveu seu sonho de liberdade. Viva! Aos nossos irmãos que derramaram seu sangue na busca da tão sonhada JUSTIÇA SOCIAL.

Na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, nesse contexto, a Praça Leão Coroado é o marco que mais representa a Revolução Republicana, ocorrida em 06 de março de 1817. Construída em 1917, pelo  prefeito  da época, Eurico do Nascimento Valois, para marcar o então Centenário do evento, hoje,  a nossa praça e,  consequentemente sua  escultura, deveria ser o ponto de convergência de toda comunidade antonese.

Viva! José de Barros Lima – o Leão Coroado – e a todos aqueles que levantaram a sagrada bandeira da liberdade!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *