Câmara de Vereadores: “serei o presidente do consenso”, disse Novo da Banca.

Na noite de ontem (07), aqui na Praça Leão Coroado, bati um alongado papo com o vereador reeleito Novo da Banca.  No meio da nossa conversa informal resolvemos gravar um vídeo sobre os movimentos ocorridos nos bastidores políticos, no que diz respeito à eleição da mesa da Câmara de Vereadores para o próximo biênio – 2017/2018.

Não custa nada lembrar que, há mais ou menos um mês, em outro encontro casual,  havíamos conversado sobre este mesmo tema. Naquela ocasião, inclusive, disse-me ele (Novo) que as coisas estavam seguindo por um caminho,  antes,  inimaginável, mas não quis entrar  em detalhes sobre o mesmo.

Pois bem depois de muita negociação entre os parlamentares e também com o prefeito eleito, Aglailson Junior, o consenso foi criado em torno do nome do vereador Novo da Banca,  para assumir a presidência da Casa Diogo de Braga, a partir de janeiro de 2017.

Na circunscrição política municipal é praxe que o prefeito – chefe do executivo – se coloca como um “forte cabo-eleitoral” na escolha do presidente do Poder Legislativo local. No nosso caso, indiscutivelmente, o interesse do prefeito eleito,  Aglailson Junior,  na eleição do Novo da Banca, configurou-se em ato determinante para o  consenso.

Vale salientar que o Novo da Banca disputou a última eleição em outro grupo, fato pouco comum nessas escolhas. Disse-me o Novo da Banca: “ me surpreendeu (…… ) quando  fui procurado por Aglailson Junior e Romero dizendo que Romero não era mais o candidato a presidente e que o candidato seria Novo da Banca”.

Já pensando na gestão, uma vez que o consenso está formado em torno do seu nome, disse-me Novo que pretende arregimentar um corpo técnico consistente para produzir uma administração dentro dos padrões exigidos pela Lei vigente.

Abaixo, contudo, segue dois vídeos com a nossa conversa completa, inclusive com a revelação do Novo da Banca,  realçando problemas do passado que gerou, de certa forma, uma divida de gratidão para o processo de hoje, entre ele o prefeito eleito, Aglailson Junior. Veja os vídeos:

2 pensou em “Câmara de Vereadores: “serei o presidente do consenso”, disse Novo da Banca.

  1. O ex vereador Geraldo Enfermeiro possui 06 mandatos consecutivos, ou seja, nao interrompidos, pode se constar esse fato facialmente nas placas fixadas na Câmara de Vereadores da Vitória. Posteriormente lançado o Geraldo Filho que vai para o seu segundo mandato.

    Carlos Andre – func. da Câmara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *