Pitú vence 1° lugar em categoria do JC Recall de Marcas

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Cachaça é a mais lembrada pelos consumidores desde a criação do prêmio em 1998

Pelo 19° ano consecutivo, a Pitú ostentou o 1° lugar da categoria “Aguardente” do JC Recall de Marcas. A marca pernambucana é a mais lembrada pelos consumidores do segmento desde 1998, ano em que a primeira pesquisa foi realizada pelo Jornal do Commercio em parceria com o Instituto Harrop. A mania de brasileiro também estampou a Pitú na 2ª colocação do ranking geral de marcas mais lembradas pelos pernambucanos nesta edição do prêmio, com o maior percentual de lembrança em sua categoria e em comparação às marcas vencedoras das demais categorias pesquisadas. O levantamento foi realizado com 500 consumidores do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Alexandre Ferrer, diretor comercial e de marketing da Pitú, foi quem representou a marca e recebeu o prêmio em cerimônia realizada no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), no último dia 25 de outubro. A agência Ampla, quem assina as campanhas publicitárias da marca, também foi homenageada. “É uma satisfação ter nossa marca reconhecida em uma pesquisa de grande credibilidade no mercado como a do JC Recall de Marcas. É o retorno do público pernambucano que tem um carinho imenso pela nossa marca. O prêmio mostra isso, pelas últimas posições que temos conseguido”, comemora Ferrer.

Para manter a preferência entre os consumidores e conquistar cada vez mais seguidores, o segredo da Pitú é investir em ações de marketing que unem interatividade, criatividade e humor refinado. Entre as que fazem mais sucesso está o Repórter Resenha. Em espaços públicos e eventos populares, como mercados, vaquejadas e praias, o repórter entrevista os “pituzeiros” de plantão e promove dinâmicas divertidas com o público. Os vídeos são sucesso no Youtube e podem ser acessados pelo canal da marca (www.youtube.com/user/PituOficial). As campanhas da Pitú também podem ser acompanhadas pelas redes sociais, a exemplo da página no Facebook (www.facebook.com/PituOficial) e perfil no Instagram (http://instagram.com/pituoficial_).

Pitú é referência quando o assunto é cachaça

A Engarrafamento Pitú, uma das maiores indústrias de cachaça do Brasil, criada em 1938 por Joel Cândido Carneiro, Severino Ferrer de Moraes e José Ferrer de Moraes, é referência nacional quando o assunto é cachaça. Sendo uma das maiores indústrias da bebida do Brasil, engarrafa e comercializa anualmente 95 milhões de litros.

Genuinamente pernambucana, a fábrica da Pitú está localizada no município de Vitória de Santo Antão (PE), na Avenida Áurea Ferrer de Moraes S/N, onde é possível também conhecer um pouco da trajetória da empresa por meio do acervo do seu Centro de Visitação, que reúne histórias e relíquias dos 78 anos de existência da marca pernambucana.

Além da cachaça tradicional e das envelhecidas Premium – Pitú Gold e a Extra Premium – Pitú Vitoriosa, a Pitú também tem em seu portfólio a bebida mista de cachaça com limão – Pitú Limão, a bebida alcoólica mista à base de noz de cola – Pitú Cola, a vodka Bolvana e a bebida mista à base de vinho – Do Frei.

Líder no mercado externo

Por ser uma cachaça para todos os gostos, a Pitú se mantém entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo. Comprovando sua preferência, principalmente em território pernambucano, a Pitú conquista em todas as edições, desde a criação dos prêmios, a classificação de aguardente mais lembrada pelo público, sendo líder absoluta na categoria no Top Marcas, Marcas que Eu Gosto e no JC Recall de Marcas.

Na Europa, a Pitú comanda o mercado e tem a Alemanha como o país líder em consumo, tendo conquistado em 2012 market share de 62%. Outros países do Velho Continente também importantes para a marca são Áustria, Suíça, Portugal, Espanha, Itália, Reino Unido, Irlanda e França. Nos demais continentes a Pitú também está presente e se mostra líder em alguns países, como nos Estados Unidos. A bebida marca presença importante na Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Índia, México, Angola, Tailândia, África do Sul e Emirados Árabes.

Mais sofisticada

A brasileiríssima cachaça alçou também novos voos, sendo apreciada não apenas pelo seu valor, mas por sua qualidade. As destilarias têm investido em tecnologias de produção, que vão desde a escolha minuciosa da muda da cana de açúcar até a embalagem, resultando em um sabor e uma estética mais sofisticados.

Para ser considerada Premium, a cachaça precisa ser envelhecida em barril de madeira por pelo menos um ano. A Pitú tem dois produtos no seu portfólio que se encaixam nessa avaliação, a Pitú Gold Premium, envelhecida em barris de carvalho americano por dois anos, e a Vitoriosa, envelhecida por no mínimo cinco anos em barris de carvalho francês. Após esse período, a Vitoriosa é transferida para barris de carvalho americano, onde ocorre o aprimoramento da qualidade sensorial do produto através do refinamento e da harmonização de aromas e cor. Com uma sofisticação diferenciada entre a cachaça, a Vitoriosa é o produto conceito da marca pernambucana.

A cachaça extra Premium Vitoriosa participou de um teste às cegas da revista Wine Enthusiast, nos EUA. A publicação degusta, pontua e avalia vinhos, destilados e cervejas para publicar em sua revista e no website.  Na análise sensorial da Wine Enthusiast, a Pitú Vitoriosa conseguiu a pontuação de 93 pontos.

Hoje, a Pitú é distribuída para todos os continentes e está entre as 20 marcas de bebidas destiladas mais produzidas no mundo.

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