Elias Lira e o seu “CRIME PERFEITO” em cima de Paulo Roberto, o “bobo da vez”.

Foto: Reprodução/FACEBOOK

Foto: Reprodução/FACEBOOK

Na nossa Vitória de Santo Antão, nos últimos dias, não se fala em outra coisa: A PARALISAÇÃO  DO FUNCIONALISMO PÚBLICO MUNICIPAL,  POR  FALTA DE PAGAMENTO.  Os colégios, os postos de saúdes, os motoristas dos ônibus e etc estão todos  numa situação difícil. Não se pode cobrar mais sacrifício, afinal o pessoal que “bate ponto” e cumpre carga horária tem todo direito de reivindicar seus direitos. É legitimo!!

Na minha modesta opinião para entendermos melhor o que está ocorrendo na área administrativa municipal, na  nossa cidade, precisamos buscar informações na ceara política eleitoral. Também é fato que, logo após o anuncio da derrota nas urnas do candidato a prefeito  apoiado pela máquina pública, Paulo Roberto,  os eleitores do grupo amarelo começaram a dizer – a uma só voz – que “Elias Lira não queria eleger, de fato,  o Paulo Roberto“.

Pois bem, sobre essa questão de Elias Lira não ter interesse em fazer o sucessor, gostaria de pedir licença ao internauta para falar: EU JÁ HAVIA DITO ISTO, HÁ MAIS DE DOIS ANOS. Aliás, testemunhas é o que não falta, até porque o fiz também, em várias oportunidades e de maneira pública, aqui pelo nosso Jornal Eletrônico.

Em algumas das  ocasiões fui chamado até de doido e complicado. Um amigo nosso, certa vez, apos escultar atentamente minhas explicações, em uma mesa de bar,  disse: “esse rapaz é muito complicado!! Ele quer ir ao Recife, mas primeiro tem que passar por Caruaru”. Não custa nada lembrar que em junho de 2015 postei  uma matéria aqui no blog, cujo título foi: ELIAS LIRA JÁ COMEÇOU AMOLAR O SEU PUNHAL DA TRAIÇÃO”.

1315eb4

Na circunscrição política local tudo que está acontecendo, hoje, foi programado e planejado pelo prefeito Elias Lira. Aliás, devo dizer também que logo após a reeleição do atual prefeito, em  (2012),  fui a primeira  pessoa a  anunciar, publicamente,  a candidatura a deputado estadual  do Joaquim Lira. Eles negavam – pai e filho –  de “pés juntos” que não havia essa história de candidatura. Moral da história: eu estava certo.

Disse também, lá atrás (2014), inclusive ao amigo Ozias Valentim então secretário da gestão do Governo de Todos que,  logo após Joaquim fosse eleito deputado estadual, Elias Lira  cuidaria – pessoalmente – de dividir seu grupo político para que não houvesse a menor chance do seu candidato ganhar a eleição municipal em 2016. Se alguém tem duvida do que estou dizendo, basta perguntar ao  próprio Ozias Valentim… Ora !! Se tinha  uma pessoa que sabia,  antecipadamente,  que a divisão do grupo levaria a derrota eleitoral mais à frente, esse alguém era o próprio Elias Lira.

O curioso é que quando ele quis eleger Joaquim deputado (2014), dando-lhe uma votação expressiva na cidade, ele soube muito bem  juntar “gregos e troianos” num mesmo palanque. Trabalhou para abortar a então candidatura a deputado de Edvaldo Bione, deixou “subir no seu palanque” outros candidatos a deputado federal, além do seu, André de Paula. Ele sabia o que queria… Todos devem se lembrar exatamente do que estou dizendo agora.

caindo

Depois de “destronar” da presidência da Câmara de Vereadores, antes do tempo, Edmo Neves e desempregar das tetas da prefeitura o pessoal de Henrique Queiroz, Elias Lira cuidou de dividir a sua  própria “cozinha” política,  na medida em que  inventou e até inflou à suposta candidatura de Ozias Valentim a prefeito. Achando pouco, ainda criou um cenário para desagradar o presidente do PMDB local, Alexandre Ferrer. Ao final, à revelia de tudo e todos, escolheu para liderar o processo sucessório o candidato  que menos agregava. Paulo Roberto gastou uma “energia” gigantesca para  tentar ajustar as diferenças no próprio grupo e para  aparar as arestas, muitas das quais,  por ele mesmo criada. Ainda  tentou de tudo para  juntar o que havia perdido antes,  mas não conseguiu porque Elias fez o trabalho  bem feito,  ou seja: dividiu  “com força”.

edmo

Conhecedor de perto da astúcia, da vontade e da sede de Paulo Roberto ascender ao trono do Palácio Municipal, Elias Lira também era sabedor, do ponto de vista financeiro, da capacidade de Paulo Roberto avançar no curso da campanha. Para não correr o risco de “morrer na praia” e ver seu plano maquiavélico escapar das mãos,  na última hora, Elias Lira cuidou de desmontar a máquina pública na reta final da campanha, para assegurar a derrota do “seu” candidato, Paulo Roberto. Para criar “discurso interno”, entre outras coisas, ele até inaugurou a reforma da Praça Diogo de Braga “em cima” da eleição,  para demonstrar  que estava  ajudando  Paulo… Elias fez tudo que estava ao seu alcance para derrotar  o Paulo Roberto.

Apenas para relembrar:  na sua reeleição para prefeito (2012) Elias criou um cenário de prosperidade na cidade. Muito marketing. Muitas ordens de serviço. Muitos Fogos. Até os carros de coleta de lixo circulavam com alto falante alardeando musicas e benfeitorias da gestão. Na Rádio Vitória FM, criou-se  até um programa: “bom dia secretário”. Aliás, o slogan era: O QUE TÁ BOM, VAI FICAR MELHOR – “Agora as contas da  prefeitura estão equilibradas”, frase repetida muitas vezes  pelos seus apoiadores.

Já na campanha do seu sucessor – Paulo Roberto –  Elias não pagou o funcionalismo em dia. Deixou vários movimentos,  contra o governo crescerem. Elias  também deixou a saúde pública municipal  na UTI e não contra-atacou à agenda negativa produzida pela AGTRAN. Se Paulo disputou a eleição até os 45 do segundo tempo, deve-se à sua capacidade financeira e o conjunto partidário do qual estava inserido, sem contar, claro da sua “sede pessoal”.

caminhao-de-lixo-com-luz-e-som-7207260

Isto posto, portanto, nos dá uma pequena dimensão de quanto a política partidária, ocorridas nos bastidores do palanque e nas “coxias” eleitoral, se constitui em uma “mundo” bem distante do que pensa a esmagadora maioria dos eleitores.

Portanto, para encerrar, gostaria de dizer que certamente  toda  essa “suposta dificuldade financeira” e desmonte administrativo que vem passando o nosso município é mais  uma ARMAÇÃO DO PREFEITO ELIAS LIRA, pois todo esse atraso e confusão, na minha  modesta observação,  É PROPOSITAL. Raciocine comigo:

Ora! Se o prefeito pagasse o salário dos funcionários com poucos dias, após o pleito, estaria aí, então,  a “PROVA DO CRIME”, ou seja: “a assinatura do recibo” que Paulo Roberto e os eleitores do grupo amarelo precisam para não ter mais dúvida que Elias Lira HAVIA TRAÍDO PAULO E  TODO SEU  GRUPO POLÍTICO.

Contudo, quero acreditar que toda essa bagunça administrativa é apenas mais um “MIGUÉ”, mais uma “PAIMA” do prefeito Elias Lira. Na nossa cidade, infelizmente, PARECE QUE  O MELHOR E MAIS SEGURO  PARTIDO POLÍTICO É O  P-P-F, ou seja:   PARTIDO DE PAI PRA FILHO.

joaquim-elias1

14 pensou em “Elias Lira e o seu “CRIME PERFEITO” em cima de Paulo Roberto, o “bobo da vez”.

  1. Você descreveu em poucas palavras tudo que estava claro para mim…Eu vejo Dr. Paulo Roberto com outros olhos,e vejo ainda que ele pode ser um novo líder político na nossa cidade,devido sua competência como gestor e com sua grandeza em ser humano,Como sempre deixei claro que sempre fui eleitora do 40,mas por motivos pessoais humildemente votei em Dr. Pulo nunca em Elias…Dr. Paulo Roberto um homem descomplicado que luta pelo seus ideais,um dia um professor me disse que jogava bola com ele quando eram pequenos e um dia ele disse na beira do rio um dia vou ser prefeito de Vitória,nessa eleição ele não saiu perdedor fez novas amizades e grandes admiradores sou uma dessas,espero que Aglailson Junior não mude seu discurso que com certeza vai ser um bom prefeito.

    • Falou muito bem. O que nos resta agora é torcer por nossa cidade. Que pessoas se abracem e procurem soluções para o povo que não merece mais tanto descaso. Abraço!!!!!!!!!!!

    • Moça de pedra e de cimento rsrsrs
      A senhora faz uma defesa de Dr. Paulo Roberto, de forma apaixonante…Porque?
      Paulo Roberto nos anos como secretário (já findos), e como “amigo” de seu Elias Lira se apropriou de uma rua e de vários hectares de terra dados a Ele de foma graciosa…Isso é o homem que quer mudar a nossa província?, e que vc chama de honesto???
      Aproveitar-se da lei para se beneficiar é ato honesto ou imoral?

  2. Como o povo comumente não tem memória, vai eleger na próxima o filho bastardo desse prefeito canalha, o qual coloca seus interesses acima dos do povo, que é quem mais precisa. Precisamos alardear essa situação até o fim, para que o povo não caia na esparrela do voto fácil.

  3. PARTINDO DA PREMISSA DE QUE VOCÊ ESTEJA TOTALMENTE CORRETO, DEVE SE CONCLUIR QUE PAULO ROBERTO TEVE VOTOS DE SOBRA, POIS, SE SOFREU TODA ESSA TRAIÇÃO E TEVE A VOTAÇÃO EXPRESSIVA QUE TEVE, SINAL QUE ESTÁ NO CAMINHO CERTO, PARABÉNS À ELE…..
    QUANTO À ELIAS LIRA, SEM COMENTÁRIOS……

  4. excelente texto!!! faz tempo que observei algo errado na postura do atual prefeito Elias Lira. a discrepância entre sua reeleição e o apoio a candidatura do Paulo Roberto sempre me deixou intrigado.
    mas, ainda estou com uma pulga atrás da orelha… qual seria o real objetivo dessa palhaçada? medo de que o Paulo Roberto seguisse os passos de breckenfeld e afundasse o nome Lira do cenário político? custo acreditar que seja mera pirraça, até mesmo pq estamos falando de um dos políticos mais astutos que Vitória teve.

  5. Suas palavras foram perfeitas. Eu ja imaginava que o Elias não queria Paulo ganhando, até por que nas próximas eleições além de Paulo se candidatando para a reeleição, o seu filho ainda teria como forte candidato alguém da família Querálvares. Mas você descreveu de forma bem “miudinha” que qualquer um cidadão vitoriense compreenderá.

  6. Bom texto, mas acredito que você poderia fazer ele no word antes de enviar ao blog, há muitos erros de concordancia verbal, sujeito no plural e verbo no singular, fora isso, ótimo texto.

  7. O que vcs estão fazendo com minha cidade que fundei a tantos séculos passados?
    Aqui deixei homens de bem, e hj me elegem Elias Lira, e “seu” filho como deputado?
    Vcs querem que eu volte, é?
    Se eu voltar vou tomar as terras que deram a todos os vereadores e amigos do prefeitinho….

  8. Na minha humilde opinião esses grupos políticos quer mesmo é se revezarem no poder o prefeito eleito com certeza governará por oito anos e certamente fará o mesmo que Elias lira fez não terá o mínimo de vontade de fazer o seu sucessor voltando o poder para os liras

  9. Concordo em partes com o comentario, SO NAO DEVEMOS ESQUEÇER QUE NAO ADIANTAVA EM NADA O PREFEITO SE ESFORÇAR PARA O DR. PAULO GANHAR AS ELEIÇOES SEM A COLABORAÇAO DO DEPUTADO HENRIQUE QUEIROZ COSTA, POIS ESTA PROVADO NOS RESULTADOS DAS ELEIÇOES DE 2008 E 2012 QUE SEM HENRIQUE QUEIROZ COSTA ELIAS LIRA NUNCA GANHARIA AS ELEIÇOES PARA O GRUPO VERMELHO.

  10. ESSE CIDADÃO NUNCA ME ENGANOU;EU MESMO FALEI PESSOALMENTE AO PAULO ROBERTO QUE ESSE SENHOR ELIAS LIRA.NÃO TINHA NENHUM INTERESSE DE AJUDAR A ELEGER ELE A PREFEITO.MOTIVO,PAULO NA MINHA MODÉSTIA OPINIÃO SE TRANSFORMARIA EM DOS DOS MAIORES ADM.DA NOSSA CIDADE,MAIS O EGO O LADO DIABÓLICO E COVARDE DESSE SENHOR,SEM DUVIDA APARECEU,,EU LHE NO DETERMINADO JORNAL QUE ESTAVA HAVENDO UMA REUNIÃO ENTRE O DIABO E SEUS ANJOS.NO INFERNO QUANDO FOI ANUNCIADO QUE ESSE SENHOR ESTAVA CHEGANDO LÁ DE MALA E CUNHA,E PROVOCOU A MAIOR CONFUSÃO PORQUE OS DEMÔNIOS ALEGARAM QUE NÃO QUERIA ELE LÁ DE JEITO NENHUM. MOTIVO ONDE ELE CHEGA SÓ PENSA EM DUAS COISA DINHEIRO E PODER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *