Debate com os candidatos a prefeito da Vitória foi democrático e civilizado.

20160920_162645
Conforme anunciado, aconteceu na tarde de ontem (20) na Quadra do CAV – Centro Acadêmico da Vitória –  o debate com os candidatos a prefeito da nossa cidade, Vitória de Santo Antão. O evento foi promovido pela ADUFEPE – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco.  Salve engano, na história republicana do nosso município, foi a primeira vez que uma instituição séria e com credibilidade promoveu um debate dessa natureza. Parabéns aos que fazem ADUFEPE, pelo ineditismo na Terra de João Cleofas de Oliveira – maior expressão política brotada do nosso Torrão.

Todos os candidatos foram previamente convidados. Apenas os representantes da coligação liderada pelo PSB não participou da formatação e discussão sobre o encontro, segundo informou-me um assessores de um dos candidatos presentes. Dos cinco postulantes aptos, apenas três compareceram ao debate: Zé Catinga, Edmo Neves e Henrique Filho. Com relação aos que se furtaram de debater, só amanhã farei minhas observações.

De forma serena o organizada, o debate foi conduzido pelo presidente da ADUFEPE, professor Augusto Barreto.  Com pré-definidas e aceitas por todos, o debate transcorreu tranquilamente, da maneira democrática que deveria ser, sem maiores reclamações.

A plateia, composta por assessores dos candidatos, professores, imprensa, alguns cidadãos comuns e na sua esmagadora maioria por estudante, se comportou muito bem. Sem algazarras e sem maiores manifestações.

Com relação aos candidatos, que junto com o professor Augusto tomaram assentos na mesa principal, poderíamos dizer que deram uma aula de civilidade. Não cabe a mim, portanto, dizer quem “ganhou” ou “perdeu” o confronto.

O Zé Catinga, estreante em disputas eleitorais, saiu-se bem. Fez uma boa abertura. Apenas em uma pergunta demonstrou não ter intimidade com determinada siglas e acabou não respondendo uma pergunta de uma aluna do CAV.

img_1545

Apesar de ser relativamente jovem, no debate, o professor Edmo Neves era o que tinha mais “estrada” política. Procurou, na medida do possível, replicar o que vem produzindo no seu guia eleitoral televisivo, ou seja: propor e atacar.

img_1555

Com relação ao candidato Henrique Filho – atual vice-prefeito – demonstrou um certo conhecimento sobre a burocracia administrativa, mas foi obrigado a usar seu tem no debate para se explicar com relação à sua ligação histórica com os grupos que se revezam no poder, há décadas.

img_1581

Ao final do debate,  por volta das 18h30  – que mesmo com um pequeno atraso no inicio, terminou antes do previsto, em função da ausência de dois postulantes, gravamos vídeos com os três postulantes. A todos, fizemos três perguntas com mesmo conteúdo: Veja os Vídeos:

Na qualidade de observador da cena política e curioso da história da nossa cidade, Vitória de Santo Antão, espero que esse debate tenha sido o primeiro de muitos. A população esclarecida da nossa cidade já demonstra claramente sinais de esgotamento no modelo de campanha eleitoral imposto pelos candidatos que representam os grupos da velha política que se vem se alternado do poder, há décadas, na nossa cidade. Com relação ao formato do evento, gostaria de propor aos dirigentes da ADUFEPE que pensem incorporar  ao formato do  debate um bloco onde os representantes da imprensa local tenham direito a fazer perguntas  diretas  aos candidatos. De resto, parabéns a todos…

img_1604

img_1530 img_1540

2 pensou em “Debate com os candidatos a prefeito da Vitória foi democrático e civilizado.

    • NAO SE ESQUEÇER QUE FOI O GRUPO POLITICO DO 40 QUE CONSTRUIU O CAV, TAO CRITICADO EM ALGUNS ASPECTOS NO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA CIDADE. FAÇO UM DESAFIO SEM SER HIPOCRITA. QUAL DOS GRUPOS POLITICOS DE NOSSA CIDADE TROUXERAM MAIOR DESENVOLVIMENTO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *