Carlinhos da Verdura: “o legítimo representante dos feirantes”.

img_1477

Na qualidade de filho de um dos maiores compradores de farinha de mandioca da nossa cidade – título que muito honrava Seu Zito Mariano – aprendi ainda criança, entre outras coisas, a costurar “boca de saco” no nosso Mercado de Farinha. Esse “oficio”,  que trago comigo até hoje, é lembrando sempre que caminho próximo ao imponente prédio que foi construído no inicio do século XX pelo então prefeito Eurico do Nascimento Valois.

Pois bem, a nossa feira livre é, indiscutivelmente, a maior “empresa” da Vitória, o maior instrumento de distribuição de renda e o “negócio” mais antigo da Terra de Diogo de Braga. Foi a nossa vocação comercial que elevou nossa  então minúscula Vila à categoria de importante entreposto de negócios do estado de Pernambuco e até de todo  Nordeste.

img_1470

Digo isso para exemplificar a figura do nosso amigo e feirante Carlinhos da Verdura. Disse-me ele: “minha carteira de trabalho nunca foi assinada por ninguém. Desde os três anos de idade, trazido por meu pai, que vivo da feira”. Hoje, na qualidade de candidato a vereador da cidade, Carlinhos, se eleito,  gostaria de lutar pela  melhoria da categoria.

Aliás, sou testemunha ocular da sua luta. Certa vez, em audiência publica na sede do Ministério Público local, com coragem, independência e altivez denunciou uma série de  mazelas e vícios cometidos pela gestão municipal. Veja o vídeo:

Independente de campanha política, sempre que passo pela “Rua da Águia”,  local do seu ponto comercial, colocamos o papo em dia. Calinhos é um cara sincero e vibrante. É a cara do feirante que “venceu na vida”. Recentemente bati um alongado papo com ele. Sou fã da sua maneira espontânea na hora de se expressar. Veja o vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *