Primeira Feira de Agosto: um dos eventos mais importante da nossa Vitória de Santo Antão.

IMG_8197

No sábado (06), no Parque Joaquim Rodrigues de Lira, aconteceu mais uma edição da tradicionalíssima Primeira Feira de Agosto. O evento, juntamente com a Procissão do Glorioso Santo Antão e com o Carnaval da Vitória, configura-se no “tripé” do que existe de mais tradicional na República das Tabocas. Por motivo de força maior, este ano, não pude comparecer à festa.

Pois bem, a “força da tradição”, mais uma vez, foi a mola propulsora da Primeira Feira de Agosto. Aliás, nos últimos anos até o nome do evento vem sendo “misturado”. A própria prefeitura,  ao divulgar o encontro de maneira amadora,   o faz errado anunciando: “Feira de Animais”.

A Primeira Feira de Agosto e a Primeira Feira de Setembro são as mais tradicionais pelo fato de haver sido programadas para servir de ponto de partida para os chamados “apontamentos dos engenhos”. Nestas referidas  feiras, anualmente,  no passado, se negociava de tudo: escravos, ferramentas, mercadorias e também animais.

IMG_07031

Na qualidade de curioso da história da nossa cidade, gostaria de perguntar ao amigo e atual organizador da Feira, Roberto Bezerra, em quais fontes e elementos históricos – documento,  jornais e etc – ele se baseou para divulgar que este ano (2016) a Primeira Feira de Agosto completou 300 anos. Aliás, quero aqui também fazer um reconhecimento ao esforço do Roberto Bezerra na manutenção desta evento, pois pelo Prefeito Elias Lira e pelo Secretário de Turismo (+7 anos) Paulo Roberto, o mesmo  já havia  se acabado, como aconteceu com a Exposição de Animais. Vale salientar  também que o atual Parque de Exposição – Joaquim Rodrigues de Lira – continua por ser concluído.

De resto, espero que o novo gestor, a partir de 2017, enxergue no Patrimônio Imaterial da cidade um grande valor de receita para o município e que possa trabalhar para dá visibilidade aos eventos tradicionais da Vitória de Santo Antão

 

1 pensou em “Primeira Feira de Agosto: um dos eventos mais importante da nossa Vitória de Santo Antão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *