Histórias da Vitória…

fogueiras-de-sao-joao-em-parazinho-1

Guardado nos arquivos do nosso Instituto Histórico repousa um consistente acervo dos mais variados títulos de  jornais vitorienses, desde o primeiro exemplar do LIDADOR até os mais recentes. Impresso nas páginas dessas verdadeiras relíquias, boa parte do cotidiano dos nossos antepassados. Neles é possível encontrarmos de tudo um pouco, vai de frivolidades até narrativa de fatos que, de certa forma mudaram o curso da história no nosso município.

Pois bem, dentro do acervo de memórias da Vitória de Santo antão, por assim dizer, estão também às histórias repassadas por populares que, quando bem contadas, refletem bem o contexto  do momento e  o um pouco do sentimento dos envolvidos.

Ivo

Dentre as muitas histórias  contadas pelos mais velhos uma diz que quando Doutor Ivo era prefeito – uma das três vezes – um diretor de clube carnavalesco foi fazer uma reclamação pessoalmente a ele, em plena folia. Disse o carnavalesco,  demonstrando irritação:

– Doutor Ivo, pelo amor de Deus, que escuridão é essa. O senhor não colocou nem uma gambiarra para iluminar as ruas do centro para os clubes desfilarem…

Doutor Ivo, gozador de mão cheia, respondeu na “bucha”, e com toda “seriedade” do mundo:

– Ou meu filho!! Você quer acabar com o trabalho dos artistas, como é que os carros alegóricos noturno vão realçar?

O tempo passou,  mas as coisas na nossa cidade, no que diz respeito à iluminação pública parece  que ainda continua no tempo em que se amarrava cachorro com lingüiça.

Pois bem, recentemente o prefeito Elias Lira promoveu um “pastoril” danado no Largo da Duque de Caxias para anunciar um “novo” serviço de iluminação pública na cidade. Neste caso, independente de qualquer coisa,  já podemos colher algo de positivo: PELO MENOS O PREFEITO  JÁ RECONHECEU PUBLICAMENTE QUE A CIDADE TÁ NO ESCURO.

Já com relação ao escuro nas ruas, certamente o prefeito foi buscar inspiração no seu mentor político, Ivo Queiroz: SE AS RUAS DA CIDADE ESTIVESSEM BEM ILUMINADAS, NA NOITE DO SÃO JOÃO,  AS FOGUEIRAS JUNINAS NÃO TERIAM FICADO TÃO BONITAS!!!!

elias-rindo

Olhe aí… mais  uma boa história para ser catalogada…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *