Vitória: MUITA CHUVA E POUCA PREVENÇÃO !!

Foto: Facebook/Autor desconhecido

Foto: Facebook/Autor desconhecido

Hoje, terça feira, 24 de maio de 2016, nossa Vitória de Santo Antão começou o dia debaixo de chuva. Até aí, tudo bem. Chuva não é algo estranho ao nosso mundo, aqui na terra. Em particular nós, vitorienses, somos traumatizados com enchentes. Eu, por exemplo, posterguei meus afazeres. Inicialmente, marcados para manhã de hoje em função do alagamento geral nas ruas da cidade. Mas, através das redes sociais – fotografias e vídeos –  acompanhei os transtornos causado pelos alagamentos.

Certa vez, aqui pelo blog, me utilizei da bela canção “Águas de Março”, composta pelo Maestro Tom Jobim, em 1972, para denunciar que as galerias coletoras de águas pluviais, localizadas no nosso Centro comercial estavam entupidas e de tão ignoradas, de alguma delas britavam vegetação, como foi o caso do “bueiro” localizado na esquina da Rua Ambrósio Machado com a Praça Leão Coroado.

IMG_5233.jpg

IMG_5228.jpg

Em ato continuo, no bojo da aludida matéria, também sugeri que o prefeito Elias Lira, na qualidade de lojista do Centro Comercial, após haver transferido seu ponto comercial da Rua Primitivo de Miranda para a Avenida Henrique de Holanda – local livre de alagamento – passou a ficar mais relaxado e ignorar o problema dos outros comerciantes. Não custa nada lembrar que o folclórico ex-prefeito José Aglailson, na qualidade de prefeito, ao promover, no local da linha férrea,  aquela série de invasão em “Estrada Nova” – criando uma aberração urbanística – potencializou em muito o problema dos alagamentos no Centro Comercial.

daniel-andrade.jpg

Aos olhos da história, é necessário que se diga, o local onde hoje encontramos a Avenida Mariana Amália, antes, já foi curso natural das águas (rio, riacho e etc). Também é bom lembrar que num passado não muito distante – antes da construção do Terminal Rodoviário – a localidade dos Borges e adjacências atuavam como uma espécie de “esponja”, uma vez que nada daquilo era calçado ou asfaltado, motivo pelo qual “segurava” um grande volume de água provenientes das chuvas.

Pois Bem, a cidade cresceu,  a população aumentou exponencialmente e  os nossos gestores, apesar de algumas intervenções pontuais, nunca procuraram fazer um estudo sério e um trabalho compensatório para atenuar os efeitos naturais e topográficos do nosso município, uma vez que o caminho das águas, aqui, obrigatoriamente tem que  atravessar a cidade na busca do Rio Tapacurá.

Pois bem, mesmo após oito anos consecutivos no poder, a gestão do Governo de Todos não conseguiu criar nem serviço de limpeza regular nos coletores pluviais da cidade (nem do Centro), não conseguiu efetivar um serviço de defesa civil que pudesse entrar em ação, em casos de necessidade – apesar de haver tudo isso funcionando no papel.

Portanto, infelizmente, sou obrigado a repetir a seguinte fazer: COM ESSA GESTÃO DO GOVERNO DE TODOS O QUE TÁ RUIM, VAI FICAR PIOR.

13239212_259402787747332_4811850224114973694_n

13235205_760436930765772_7533186193001706086_oFotos: Reprodução/Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *