Câmara de Vereadores: Bau Nogueira quer dar uma rasteira nos candidatos.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/331.jpg

Na manhã de ontem (28), ao estacionar meu carro nas proximidades da Câmara de Vereadores, encontrei os amigos Fernando do Vera Cruz e Josias, ambos pré candidatos a vereador. Do semblante dos dois “saltava” um pouco de aflição.

A “boca miúda”, na cidade, corre uma conversa que a Mesa Diretora da Câmara, assim como na outra legislatura, está preparando uma rasteira nos candidatos do chamado “bloco intermediário”, ou seja, àqueles postulantes que terão uma quantidade de votos que dependendo da arrumação eleitoral – coligação – disputarão, na próxima eleição, com chances reais de vitória.

A bronca é a seguinte: o plenário da casa, meses atrás, aprovou o aumento de 11 para 19 vagas. Segundo informações, o presidente Bau Nogueira estaria sofrendo pressão para, após o prazo de filiação – início de abril –  mudar a regra do jogo, ou seja, a mesma coisa que fez o Aglailson, na eleição municipal passada, quando presidiu a Câmara no segundo biênio (2011-2012). Ocorrendo essa modificação, muitos dos candidatos do chamado “bloco intermediário” estariam liquidados antecipadamente, isto é: seriam apenas calda ou “escada”, como alguns gostam de falar.

Criando esse clima de terror, pré-filiação, os candidatos menos experientes ficam mais vulneráveis ainda, isso porque, caso a disputa seja com menos vagas (11 ou 13), poucas coligações alcançariam o chamado coeficiente eleitoral. Neste caso (com menos vagas) a chance dos candidatos a vereador (intermediário) passa a ser analisada sob outro ponto de vista, ou seja: para ter a possibilidade de se eleger, ele tem que está filiado em um partido que, com ou sem coligação, alcance o coeficiente eleitoral.

Foto: Câmera de Vereadores de Vitória

Foto: Câmera de Vereadores de Vitória

Solicitado para opinar, disse que esse “jogo de terror”, que o presidente Bau Nogueira está promovendo não melhora em nada seu histórico no legislativo, isso porque sua passagem pela presidência da casa em outra ocasião, não foi lá uma “BRASTEMP”.

Como conselho, disse o seguinte: com esse mar de incertezas e com esse clima de terror, para quem quer realmente brigar por uma vaga, a melhor opção é convocar todos os pré-candidatos e ESVAZIAR OS PARTIDOS QUE TEM VEREADOR FILIADO.

Com essa ação, inicialmente, o jogo se inverte, ou seja: os partidos que tem CANDIDATOS  com mandatos (VEREADOR) forçadamente serão obrigados a se coligarem entre si, isto é: eleitoralmente “um vereador matará o outro”, abrindo-se, portanto, vagas para os partidos ou coligações que não tem vereador disputando. Para isso, completei: tem que se ter coragem,  realmente  tem que estar  focado na disputa para ganhar. Mas, para  quem está nesse jogo apenas para ganhar dinheiro a melhor opção é ficar aonde o Prefeito mandar, pois cargo e “mamatinha”  na Prefeitura,  só ele tem pra dá.

1 pensou em “Câmara de Vereadores: Bau Nogueira quer dar uma rasteira nos candidatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *