Solenidade marca passagem dos 65 anos do nosso Instituto Histórico.

IMG_3528
Na noite de ontem (19) o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, em Sessão Solene, comemorou a passagem do aniversário de sessenta e cinco anos de fundação. Não canso de dizer: O Instituto Histórico é o maior projeto cultural da nossa cidade de todos os tempos.

Como manda o regimento da instituição deve-se, na última atividade oficial, apresentar uma espécie de balanço das atividades da casa. O Presidente do Instituto,  professor Pedro Ferrer, como manda o estatuto, abriu a solenidade repassando aos presentes todas as  movimentações da casa. Veja o vídeo:

O evento também contou com uma homenagem – a mais importante comenda do IHGV –  ao Padre Clóvis Cabral pelos relevantes serviços prestados ao Instituto. O momento mais emocionante do evento, sem dúvida, foi a participação na tribuna da neta da ex-sócia da casa, doutora Diva Holanda, recentemente falecida. Veja o vídeo:

IMG_3525
Na ocasião, na qualidade de sócio padrinho, tive o privilégio de acompanha,  ao palco do Teatro Silogeu José Aragão, para sua tomada de posse como novo sócio do IHGV o amigo João Nicodemos – também conhecido como João do Livramento. O amigo João usou da palavra para agradecer. Veja o vídeo:

O filho do Doutor Djalma Raposo idealizador, fundador e primeiro presidente do nosso Instituto Histórico, senhor Antônio Raposo, subiu ao palco para elogiar todos os vitorienses pela manutenção do IHGV ao longo das décadas  e aproveitou para ofertar uma peça importante ao Museu da casa,  dizendo: “ a cama que meu pai nasceu, há 104 anos, eu trago para o Instituto, no dia que ele comemora sessenta e cinco”. Veja o vídeo:

IMG_3542
Fechando a noite com “chave de ouro” o arquiteto José Luiz Mota Menezes, presidente do Instituto Arqueológico de Pernambuco e membro da Academia Pernambucana de Letras, proferiu uma palestra memorável. Com oito décadas de vida o conferencista esbanjou bom humor e memória privilegiadíssima ao narrar acontecimentos  históricos, ao mesmo tempo em que falou da intrínseca  relação das novas gerações com as chamadas redes sócias. Sobre  a história dos Institutos Históricos realçou a importância da história de cada indivíduo no contexto social exaltando, portanto, que a história coletiva será sempre a mais importante.

Obs: o evento também contou com exposição de escultura  do artista vitoriense, JOAQUIM AUGUSTO SIQUEIRA FERRER DE MORAIS. Na próxima semana postaremos uma matéria sobre o tema.

1 pensou em “Solenidade marca passagem dos 65 anos do nosso Instituto Histórico.

  1. COMO MUITO OBSERVADOR, VEJO BELEZA E ELEGÂNCIA NESTA IMAGEM DE NR. 16 -PESSOAS SENTADAS EM BAIXO DA ÁRVORE.

    UMA DEMONSTRAÇÃO – COMPROVAÇÃO – QUE SOFISTICAÇÃO(FALSO, QUE NÃO É SUTIL) NUNCA SERÁ ELEGÂNCIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *