O lixo nosso de cada dia.

aposente

O vitoriense agora pode fiscalizar com mais facilidade os gastos da prefeitura municipal de Vitória de Santo Antão, pois o Tribunal de Contas da União lançou o site Tome Conta. Dados como receita, fornecedores, arrecadação de impostos, educação, saúde, licitações, as contas julgadas e etc, podem ser consultados pelo endereço: http://sistemas.tce.pe.gov.br/tomeconta/Municipio!municipioSelecionado.

Na tabela de fornecedores, um rancking chama muito atenção pela despesa que temos com nosso lixo. A terceirizada que mais recebe do município é a Locar. O município empenhou mais de 16 milhões para esta empresa de coleta de lixo, dos quais, foram liquidados mais de 7 milhões. Para termos uma dimensão deste montante, esta terceirizada recebe mais do que empresas de serviço hospitalar e o Vitória Prev (previdência municipal).

Entre outras coisas, isso demonstra que deveriamos repensar nossa política de coleta e descarte. Segundo o mapa etadual de residuos solido, vitória de santo antão produz mais de 172 toneladas de “lixo” (dados de 2011). O site da preeitura municipal informa secretaria de meio ambiente implatou coleta eletiva na cidade. Não sei exatamente como isso funciona aqui, mas acredito que a maior participação na coleta e recclagem vem de algumas iniciativas privadas. O endereço também afirma que será implantado o aterro sanitário em breve, entretanto, essa meta deveria ter sido atingida em 2014, conforme a politica nacional de residuos sólidos.

Uma sugestão seria o fortalecimento da rede de catadores no município, integrados a incentivos de impostos para quem realizar a coleta seletiva em sua casa. Desse modo, o coletor poderia buscar os resíduos recicláveis em domicílio, e todos ganhariam com isso. Outra sugestão é a realização de eventos para que a população e técnicos possam sugerir ideias viáveis para o descarte do “lixo”, economizando nossos impostos e principalmente o meio ambiente.

aposente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *