O que é filosofia para você?

Dias atrás, em função de uma tarefa da faculdade, fui obrigado a responder, sucintamente,  a seguinte pergunta: O QUE É FILOSOFIA? Eis aí, portanto, minha resposta:

Aristotle_Altemps_Detail

Desde sempre somos impulsionados a acreditar que a atividade filosófica é uma propriedade restrita dos sábios e das pessoas com reconhecida inteligência. Para nós, “simples mortais”, ocupantes da base da pirâmide no que diz respeito ao conhecimento, filosofar, via de regra, é visto pelos demais como uma característica de quem está com “parafusos” da cabeça folgados.

Apesar da  filosofia  ser a  mãe de todas as ciências os poderosos do  planeta, sobretudo  os do mundo político,   capitalista e  religioso,   preferem que fiquemos bem distantes dela.  Pensar, nos leva a repensar a vida e definir novos rumos, claro, sempre alicerçados em critérios que não nos escravize ou nos robotize.

A filosofia não é um delírio, uma utopia ou algo do gênero. A filosofia consiste em pensar além do óbvio, do senso comum é praticar a reflexão em torno do mundo e da gente mesmo, ou seja, a filosofia é algo muito próximo de todos nós. Se o homem pré-histórico não tivesse filosofado ainda estaríamos morando nas cavernas e sendo obrigados a travar lutas com feras para poder se alimentar e sobreviver.

A cada passo da humanidade a filosofia esteve presente. A filosofia é uma inquietação constante, inquietação está, aliás, que nos difere dos outros animais. Mas, não podemos conceber que a filosofia, por se só, seja boa. Temos que admitir que a filosofia é praticada pelos homens  e, assim sendo, ela (A filosofia) também pode ser instrumentalizada contra a própria espécie.

Para encerrar sobre um tema (filosofia) inesgotável, isso porque está na sua base, na sua essência o questionamento, gostaria de dizer que a filosofia é onipresente na existência do homem, ela está em tudo, no sim e no não; no bonito e no feio; no bom e no mau, ou seja: A FILOSOFIA ESTÁ PARA O ANIMAL, HOMEM E MULHER, ASSIM COMO, O SER HUMANO ESTÁ PARA O PLANETA TERRA.

Cristiano M. V. Barros
1º Período de História

2 pensou em “O que é filosofia para você?

  1. Se já na aurora do curso já dissertas o nobre amigo Cristiano Pilako com lauta e envergadura de conhecimento, síntese e coesão, eu imagino quando da conclusão: será empossado professor!

    Adorno o texto e chamo a reflexão para que a filosofia tem um corte helênico onde os cidadãos discutiam na praça (ágora) os destinos e assuntos da ‘res publica’, a coisa de todos.

    Assim, o singelo chamamento do pensar, per si, é ato filosófico por natureza do ser único pensante, animal homem.

    Este que deste primórdios em pinturas rupestres quis representar por iconográficos sua visão sobre o mundo.

    O avanço das urbes com a crescente fragmentação dos feudos engendrou aceleradamente a formação de centros de consumo, troca, escambo e comércio.

    O indivíduo que surge na Polis começa a pensar que enquanto parte da sociedade precisa pensar e refletir sobre a sociedade que o cerca, pois, as suas necessidades são, também, objeto do corpo social.

    Assim, o Pilako na assertiva “A filosofia consiste em pensar além do óbvio, do senso comum é praticar a reflexão em torno do mundo e da gente mesmo, ou seja, a filosofia é algo muito próximo de todos nós.” demonstra um conhecimento vivencial que a academia sedimentará com leituras, debates e reflexão da episteme e do dever inquietante do ser humano: conhecer o mundo, o universo e a si próprio.

    Parabéns ao aluno-mestre.

  2. Pingback: Internauta Jairo Medeiros comenta artigo sobre filosofia | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *