Internauta Jairo Medeiros comenta artigo sobre filosofia

Comentário postado “O que é filosofia para você?“.

Se já na aurora do curso já dissertas o nobre amigo Cristiano Pilako com lauta e envergadura de conhecimento, síntese e coesão, eu imagino quando da conclusão: será empossado professor!

Adorno o texto e chamo a reflexão para que a filosofia tem um corte helênico onde os cidadãos discutiam na praça (ágora) os destinos e assuntos da ‘res publica’, a coisa de todos.

Assim, o singelo chamamento do pensar, per si, é ato filosófico por natureza do ser único pensante, animal homem.

Este que deste primórdios em pinturas rupestres quis representar por iconográficos sua visão sobre o mundo.

O avanço das urbes com a crescente fragmentação dos feudos engendrou aceleradamente a formação de centros de consumo, troca, escambo e comércio.

O indivíduo que surge na Polis começa a pensar que enquanto parte da sociedade precisa pensar e refletir sobre a sociedade que o cerca, pois, as suas necessidades são, também, objeto do corpo social.

Assim, o Pilako na assertiva “A filosofia consiste em pensar além do óbvio, do senso comum é praticar a reflexão em torno do mundo e da gente mesmo, ou seja, a filosofia é algo muito próximo de todos nós.” demonstra um conhecimento vivencial que a academia sedimentará com leituras, debates e reflexão da episteme e do dever inquietante do ser humano: conhecer o mundo, o universo e a si próprio.

Parabéns ao aluno-mestre.

Jairo Medeiros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *