Bate papo na Sorveteria Peixe: “de briga de Galo à extração de Nióbio, passando por carnaval”

No final da tarde de ontem (29), ao passar pela calçada da tradicional Sorveteria Peixe, localizada na Rua 15 de Novembro, centro comercial da cidade, encontrei os amigos Roberto e Jairo Medeiros dialogando, de pronto, o Doutor Jairo chamou-me para fazer parte do grupo que, logo em seguida, foi aumentado com a presença, do também amigo em comum, professor Franklim.

IMG_0145

Pois bem, com este quarteto papeando, só consegui sair de lá por volta das 21h. Falamos de tudo um pouco, como se diz no popular: “de briga de galo à extração Nióbio”. Mas, o assunto mais duradouro da “roda”, girou em torno da história da nossa cidade.

Em outras mesas distribuídas no salão, ao longo do tempo, outras “rodas” se formaram. Em um delas estava o amigo Ozias Valentim que esteve no local por ocasião de um banner que havia mandado confeccionar em homenagem aos 60 anos de fundação do estabelecimento e que foi entregar ao amigo Manoel Peixe. No momento da oferta, Ozias pediu-me para que tudo fosse devidamente registrado para ser postado em nosso Jornal eletrônico.

peixe

Neste rápido encontro casual que tive com Ozias, o mesmo falou-me que estava saindo do “forno” uma medida governamental por parte do município, por ele confeccionada, atinente aos festejos carnavalescos que se avizinham, na tentativa, claro, de organizar a festa.

Muito bem, me resguardei e não procurei saber maiores detalhes sobre o assunto com o amigo Ozias, pois, como já falei, a matéria ainda se encontra no forno. Mas, pensei depois com “meus botões”, seja lá o que for que tenha no bojo dessas medidas, nada poderá ser pior do que as “novas regras” impostas pela própria prefeitura no carnaval deste ano – 2014 – onde a festa maior dos vitorienses (Carnaval) conseguiu receber a nota MAIS BAIXA da sua secular história.

É importante lembrar que a gestão do Governo de Todos  “pilotará” seu sétimo carnaval consecutivo e, convenhamos, não conseguiu  ainda deslanchar. O Secretário Municipal da pasta, responsável pelo carnaval, Paulo Roberto, é um sujeito que  não gosta de festa e muito menos das MOMESCAS. É autoritário e intolerantes, não é afeiçoado ao diálogo, muito menos aceita sugestão de quem quer que seja, atua como uma espécie de MONARCA ABSOLUTISTA.

Nas reuniões mais importantes do carnaval deste ano, por exemplo, ele não compareceu, preferiu ser representado por duas neófitas carnavalescas (Cilene e Ana Paula). Nas reuniões realizada, pós-carnaval, onde se teve por objetivo fazer uma avaliação, ele se furtou de comparecer, portanto, para o carnaval de 2015, toda comunidade carnavalesca espera que os nossos gestores ponham a mão na consciência – se é que existe – e baixe a bola para reconhecer que eles  NÃO SÃO OS DONOS DO CARNAVAL DA VITÓRIA, aliás, neste caso, o mal que  desejo A TODOS  é que sejam acometidos de uma CRISE DE LUCIDEZ .

1 pensou em “Bate papo na Sorveteria Peixe: “de briga de Galo à extração de Nióbio, passando por carnaval”

  1. Na verdade paulo Roberto é meio que rancoroso…..
    Vive uma carência afetiva gigantesca, e tenta compensá-la por meio de seu Ego (que é altíssimo).
    Observe, Pilako, que o mesmo sabe que é mal visto por parte do “grupelho” de seu Elias e ainda assim não desgruda do mesmo!
    As pessoas que convivem com o Drº paulo Roberto já presenciaram as diversas oscilações de humor do mesmo….uma bipolaridade imensa. Triste isso!
    Ao lado das doenças somáticas, que conhecemos há séculos, e das doenças psíquicas, identificadas mais recentemente, existem outras, de ordem superior, (e essas acometem o amigo Paulo Roberto leite de Arruda), denominadas doenças do espírito, ou doenças do ser, que o pensador Noica classifica em seis. Três são provenientes da carência: a todetite, que é a necesidade de encontrar o individual autêntico; a catolite, que é a carência do geral, típica do ser humano; e a horetite, que é a ausência de determinação. As outras três são causadas pela recusa: a acatolia, que é a recusa do indivíduo; a atodecia, que é a recusa ao geral, ao que é humano e individual; e por fim a ahorecia, que é a recusa das determinações.
    No mais nosso amigo (quando quer sê-lo) Paulo Roberto merece cuidados e respeitos de nossos corações!
    Abraços profundo a vc e a todos do blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *