O Chalé

IMG_5928

Triste nota: O Chalé. O Chalé de dona Bela, da praça Diogo Braga, foi ao chão. Só restam destroços e poeira. Mais um belo e tradicional edifício é tragado pela fúria do progresso. Pobre Vitória de Santo Antão. O chalé pertenceu à família do coronel Austriclínio Barreto e serviu de residência ou pouso ao padre Félix Barreto fundador, ao lado do professor José Aragão, do nosso primeiro estabelecimento de ensino médio, o Ginásio da Vitória.

Alguns questionaram o Instituto pela omissão e indiferença. Esclarecemos: 1- o prédio foi demolido praticamente no final de semana. Quando tomamos conhecimento, já estava no chão; 2- para se demolir um prédio, ainda mais daquele porte, é necessário autorização da Secretaria de Obras; 3- ao receber a solicitação, a Secretaria de Obras, conhecendo a importância da edificação, deveria ter contatado a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte para que a mesma se posicionasse. Além do mais, tem alguns pontos que devem ser considerados: o prédio não era tombado. Se não era tombado, os proprietários poderiam, como o fizeram, dá-lhe o destino que bem entendesse. Lamentamos que o destino tenha sido a demolição.

Fica o grito. Outros belos e tradicionais prédios poderão ter o mesmo destino: prédio do 3 de Agosto, do mercado da Farinha, a casa dos Deus e Melo, o Açougue da Carne, para citar só estes. O que fazer, para evitar tais desastres? Solicitar tombamento. E fique bem claro, o tombamento pode ser solicitado por qualquer cidadão. Os interessados, procurem a FUNDARPE e o solicitem. A documentação é simples. Ao invés de lamentarmos vamos nos integrar e encaminhar a solicitação dos devidos tombamentos.

Pedro Ferrer

9 pensou em “O Chalé

  1. Amigo Pedro Ferrer o mesmo já deveria ter sido tombado pela municipalidade…..
    o Instituto errou e vem errando por falta de coragem propor o tombamento de alguns outros prédios restantes….
    Só se faz chorar o leite derramado: uma pena!
    È mais uma prova da mediocridade vitoriense.

  2. “..O que fazer, para evitar tais desastres? Solicitar tombamento. E fique bem claro, o tombamento pode ser solicitado por qualquer cidadão. Os interessados, procurem a FUNDARPE e o solicitem. A documentação é simples.”

    Estou a divagar, não seria o IHG o guardião da historicidade da municipalidade?
    Isso para mim me cheira a omissão.

  3. Veio em mente a seguinte questão: a derrubada de uma edificação muito antiga, coletivo à história do município, não deveria ser cobrado multa pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental, o qual integrante do Departamento de Patrimônio Histórico(DPH), que imagino fazer parte do órgão da Secretaria Municipal de Cultura ??????
    No mínimo a pena de 30% sobre o valor da venda.

  4. Pingback: Internauta JORDANIA comenta sobre matéria sobre o Chalé | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *