Alguns motivos do fracasso do carnaval 2014

promotoraNos últimos encontros que tivemos com a Promotora de Justiça, Joana Cavalcanti, para fazermos uma espécie de “balancete” das festividades MOMESCAS de 2014, a mesma, nos falou de forma retumbante:  “não existe, por parte do MP,  nenhuma proibição com relação a passagem das agremiações carnavalescas que desfilam com trios no entorno da Praça da Matriz”.

Pois bem, vale a pena lembrar mais uma vez. Lá no ano de 2011, segundo o documento emitido pela prefeitura, via Secretária de Cultura, Turismo e Esporte e assinado pelo então, e atual Secretário, Paulo Roberto, trazia como motivo para a pontual mudança, o “alerta” do comando do 21º Batalhão da Polícia Militar no quesito: SEGURANÇA, e aquela solução seria “momentânea e transitória”, em virtude das obras da referida praça, assim como, ainda segundo o documento, “não era a mais desejada”.

Foto: autor desconhecido

Foto: autor desconhecido/Divulgação

Indaguei, de viva voz, aos Secretários Municipais: Décio Filho e Paulo Roberto, em uma reunião na sede da ABTV no ano de 2012, qual seria ou quais seriam os motivos técnicos para que os blocos não mais voltassem a desfilar no entorno da referida praça após sua reforma? Como respostas obtive apenas….. %@ha(*&¨%$#@!)!!?&¨%$#@!…………

Nesta questão, prevaleceu a arrogância e a intolerância e, sobretudo, a UNILATERALIDADE nas decisões. Mas, para tentar passar para população que a gestão era “cuidadosa” com o patrimônio público o departamento de “fuxico e fofoca” da prefeitura cuidou de espalhar que a medida tomada pela municipalidade era para não estragar a praça como também não matar as plantinhas.

Entre outras coisas, por falta de investimento, incapacidade gerencial e desconhecimento histórico da nossa festa maior, aliada à desastrosa e infeliz decisão, de não se permitir o desfile das agremiações animadas com trio no entorno da Praça da Matriz o nosso carnaval chegou, de fato, ao fundo do poço, como todos puderam testemunhar, “com os próprios olhos”, neste ano de 2014.

O curioso disso tudo é que na noite de ontem (27) ao chegar na Praça da Matriz para comer milho assado, no ponto do amigo Edvaldo, como de costume, observei um monte de terra dentro do canteiro assim como tomei conhecimento que lá do outro lado – próximo ao Doce Cantinho – também ocorria tal operação.

IMG_5245 IMG_5243

Para concluir esta história toda, gostaria de dizer que MESMO SEM PASSAR TRIO ELÉTRICO NA PRAÇA DA MATRIZ AS PLANTAS ESTÃO MORRENDO !!! E O QUE É PIOR: OS “ENTENDIDOS” DA PREFEITURA NÃO VÃO PODER COLOCAR A CULPA NOS “MALOQUEIROS E VÂNDALOS” QUE GOSTAM DE BRINCAR CARNAVAL NOS BLOCOS QUE DESFILAM COM TRIO.

Elias Lira, Paulo Roberto e Décio Filho precisam urgentemente arrumar outra “PAIMA” para tentar empurrar na “galera, ” de maneira, que possa  continuar IMPONDO a não passagem das agremiações que desfilam com trio no entorno da Praça da Matriz, até porque, convenhamos, para esse pessoal tanto faz como tanto fez, eles não gostam de carnaval mesmo.

4 pensou em “Alguns motivos do fracasso do carnaval 2014

  1. Amigo Pilako cada vc escreve melhor e com uma ironia agradável….morro de tanto sorrir lendo seus textos, e da forma amistosa que vc repassa as agressões que sofre de A a Z!
    Sobre a praça da matris a mesma volta a ser uma zona: churrasquinhos, fumaça, carvão, brasas, e etc na “cara de todos os transeuntes…
    Essa administração pouco difere da do “doido” zé do povo: todos são populistas e mediocres administrativamente.
    A praça é hj um centro e cachaceiros com o apoio do prefeito e sua corja… não podemos deixar nossos filhos naquele lugar onde imperam vendedores de cachaça e cerveja! So aqui pra ter uma zona dessas… Seres humanos que precisma de um lugar livre e tranquilo sendo vitimizados por barracas, fumaça e desleixo1
    abrçaços!

  2. Não entendi, o porque de tanto bla! bla! para falar de um assunto que é de interesse dos moradores da Matriz. A indignação do autor do texto acima é para que os moradores e comerciantes em torno da praça da Matriz continuem curtindo e explorando o carnaval sem sair de casa. O sistema corrupto que tantos reclamam e contestam, é o mesmo que esses desejam fazer parte, mesmo que seja para ficarem de boca, ouvidos e olhos fechados.
    Não costumo levar a minha família as festas na Matriz e Duque de Caxias, devido a insegurança e tumultuo que a falta de espaço ocasiona nesses lugarem que são famosos por serem encontros de baderneiros… e este ano de 2014 fiquei a vontade para ir com minha esposa e filho de 3 anos acompanhar os blocos no percusso da av. Mariana Amália e Patio da Mangueira e também achei que o carnaval foi fraco e sem graça e alegria de outros carnavais anteriores. “A alegria é importante, só que não é mais que a segurança. Esta é minha opinião!”
    Não sou Vitoriense, mas amo essa cidade! e vejo alguns que dizem que amam Vitoria e fazem de tudo por ela, quando na verdade utilizasse desta frase para incitar o ódio e ganhar dinheiro!
    Concordo quando falam que alguns secretários agem como se não morassem em Vitoria por tanto descaso.

    Acompanho alguns Blogs Informativos da Cidade e percebo o seguinte:
    * Existem os que falam bem do Governo Municipal.
    * Os que criticam o Governo Municipal.
    * E aqueles que esperam a volta da Administração anterior ao Governo Municipal.

  3. Pingback: Internauta Manoel Carlos comenta sobre o blog | Blog do Pilako

  4. MEU AMIGO, A PRAÇA É PÚBLICA. NÃO EXISTE PRAÇA SEM
    MENDIGO, PINGUNÇO, DROGADOS, E ETC.
    A PRAÇA É NOSSA, É DO POVO. SOMOS LIVRES.
    FAÇA UMA PRAÇA NO QUINTAL DA SUA CASA ,SEJA UM
    DITADOR LÁ NA SUA CASA. MAS A PRAÇA DA MATRIZ É DO POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *