Carnaval no Pátio de eventos: PENSE NUMA FURADA.

PALHAO~1 (2)

As queixas sobre a organização do carnaval 2014 foram as mais generalizadas possíveis. Carnavalescos, da velha e da nova guarda, foliões dos mais variados gostos e tendências, artistas, músicos e barraqueiros, definitivamente, não aprovaram as festividades Momescas ocorridas em nossa cidade.

No domingo (02) e na segunda (03) não fui até o Pátio de eventos Otoni Rodrigues, de maneira que não posso emitir nenhum juízo de valor. Por ouvi dizer e até pelas imagens e comentários na internet, assim como no Jornal da Rede Record, tomei conhecimento sobre o fato envolvendo o artista Tony Garrido e policias militares. Como vitoriense, só tenho a lamentar. Nossa cidade foi quem perdeu. Não posso afirmar, mas possivelmente deve ter ocorrido exagero das duas partes.

Compareci às festividades carnavalescas no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues na abertura e no encerramento, ou seja, no sábado (01) e na terça (04) respectivamente. Posso dizer, com toda certeza, VITÓRIA NÃO TEM TRADIÇÃO DE FESTA CARNAVALESCA COM  PALCO, a concretização, a materialização do planejado pelos organizadores da prefeitura,  foi, um DESASTRE.

IMG_4409

No sábado, estive lá por volta das 00h10. O lugar estava vazio e sem animação. Veja o vídeo.

Na terça, último dia de carnaval, outra decepção. Na hora em que estive por lá (23h30) barraqueiros já tinha encerrados suas atividades, possivelmente, face às frustrações comerciais.

IMG_4893

Um paredão de som tentava animar os poucos foliões que por lá se encontrava. Veja o vídeo:

Tenho uma opinião diferente, em relação ao palco no carnaval, inclusive, já externada, de viva voz, para o Secretário Paulo Roberto. Este modelo de festa carnavalesca poderá ser interessante para uma cidade que não possui tradição na festa de MOMO, já para um lugar, carnavalescamente falando, que possui “agenda” própria como a nossa, é simplesmente incompatível.

Nossa cidade já se utilizou de festa parada no carnaval, há décadas atrás, quando a prefeitura promovia a chamada “SEMANA PRÉ-CARNAVALESCA”, realizada na Praça Duque de Caxias, onde, entre outras coisas, O AMIGO BABAI ENGRAXATE, se configurava como uma das atrações da festa.

Naquela ocasião, na minha opinião, o palco cumpria sua função pedagógica em “aquecer” o carnaval na cidade. Hoje, inclusive, já temos carnaval 15 dias antes do tríduo Momesco com diversas agremiações desfilando pelas ruas como também animando suas respectivas comunidades.

Sendo assim, volto a dizer o que também já disse a Paulo Roberto: ao invés da prefeitura investir “rios de dinheiro” na estrutura do palco, junto com Governo do Estado, deveria concentrar esforços em resgatar nossas tradições, assim como alegorias e orquestras promovendo, então,  um carnaval sintonizado com os costumes da cidade.

2 pensou em “Carnaval no Pátio de eventos: PENSE NUMA FURADA.

  1. Acabaram com nosso Carnaval!
    Grande parte da população reprovou. Isso é notório; basta sair nas ruas e conversar nas esquinas, ou então, observar os relatos nas redes sociais.
    Que no próximo ano melhore.

    #oremos.

  2. Pingback: Internauta Souza comenta sobre o Carnaval | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *