17 de janeiro

Amanhã Vitória de Santo Antão estará em festa. Mais um aniversário de sua fundação. A história da nossa cidade é deveras rica e fascinante. Rememoremos alguns fatos.

O fundador. Assegura a tradição que nosso fundador, Diogo de Braga, era originário da Ilha de Santo Antão, uma das dez ilhas que constituem a República do Cabo Verde. Este país está incrustado no oceano Atlântico, a 640 km. da costa africana. Cabo Verde, ex-colônia portuguesa, foi descoberto em 1460, um pouco antes do Brasil.

O santo. Foi um eremita que abandonou e desprezou os prazeres mundanos, refugiou-se no deserto, para se dedicar à meditação e aos pobres. Serviu de exemplo e modelo para a vida monástica. Após sua morte era invocado pelos fieis cristãos na proteção contra as feras. Época harmoniosa, apesar de algumas heresias. Os cristãos de então se congregavam em torno do mesmo altar: JESUS CRISTO. Jesus, em nome do qual já se cometeu tantos crimes. Jesus, o Filho do Homem, usado, ultrajado pelos desejos mais vis. Jesus, titulado fundador de igrejas. Ele que se considerava o último dos seres e que não tinha igreja. A igreja de Jesus é a igreja do amor. O resto é balela dos teólogos e fanáticos.

O povoado. Diogo nasceu na ilha de Santo Antão. Ele tinha mil razões para adotar o santo eremita como padroeiro do povoado que criara à margem esquerda do rio Tapacurá.

No início o povoado era conhecido como cidade do Braga. Com sua morte passou a ser chamado de Santo Antão da Mata. Na época do império passou a chamar-se Vitória, em homenagem à gloriosa batalha do Monte das Tabocas. Mais recentemente o nome do padroeiro voltou a identificar nossa cidade.

Conhecemos recentemente o professor Alcides natural da ilha de Santo Antão. Amanhã, em visita informal, d´aí não termos divulgado aos sócios do Instituto,  ele será recepcionado por um reduzido grupo de vitorienses. Ele é professor de música na universidade de Cabo Verde. Na ocasião ele nos falará sobre a ilha de Santo Antão, cantará canções caboverdianas,  projetará imagens da ilha e sobretudo, razão principal do nosso encontro, iniciaremos um contato para estabelecer uma relação entre Vitória de Santo Antão e a cidade de Porto Novo, principal cidade da ilha, onde nasceu o professor Alcides. Esperamos com esse intercâmbio enriqueça mais e mais nossa história.

Antecipo que, na solenidade de 6 de maio, ele fará uma apresentação musical no Silogeu.

Litoral norte da ilha de Santo Antão

Litoral norte da ilha de Santo Antão

santo-antaoPedro Ferrer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *