O debate travado em todo Brasil, entre governo e oposição, acerca da utilização do MARKETING político nas administrações públicas, quer seja na esfera federal, estadual ou municipal, vem chamando à atenção de estudiosos da área.
A chamada grande mídia, principal fornecedora dos serviços, em momento algum quer aprofundar o debate. Os altos custos das propagandas, pago com dinheiro do contribuinte para grande agências e marqueteiro, são alvos constantes de questionamentos.
Em nossa cidade, sobretudo no ano de 2012, ano de campanha eleitoral a gestão do Governo de Todos investiu pesado na chamada comunicação com os munícipes (eleitores). Entre outras coisas, a prefeitura fincou placas nos mais diversos locais de grande circulação na cidade, muitas delas inclusive, sem nenhum critério profissional.
Pois bem, isto posto, quero chamar à atenção para o estado de abandono e sucateamento em que se encontra muitas dessas peças, antes valorizados (período eleitoral), hoje desprezadas simplesmente porque, no entendimento do chefe, não chegou a hora de se fazer política de comunicação, dado a distância das eleições do próximo ano (2014).
Deve-se atentar também para o fato que estes painéis, quando bem cuidado, já comprometem a harmonia visual da cidade e, quando sucateado e abandonados, como estão, deixa a cidade EMPORCALHADA, FEIA e com um aspecto de mais sujeira.
Vale lembrar também que recentemente o Poder Executivo, diga-se Elias Lira e Barbosa, enviou para câmara um pacote tributário onde o mesmo, entre outras coisas, teve como objetivo cobrar dos comerciantes taxas relativas às suas placas nos seus respectivos estabelecimentos, valendo salientar que está matéria foi aprovada pelos vereadores e já se encontra em plena cobrança.
O curioso é que a prefeitura sabe cobrar dos comerciantes, mas quando é ela mesma que tem que gerir suas placas, certamente deve usar outra legislação. Sendo assim, devemos ter muito cuidado com as placas da prefeitura, pois as mesmas a qualquer momento poderão cair na cabeça de algum transeunte.