As respostas começaram a chegar: Alcimar Carlos

No transcorrer desta  semana estaremos postando os comentários dos nossos  “convocados”  à  responder, minhas “provocações”, relacionadas com a distorção existente na nossa cidade na questão: quantidade de blogs versus quantidade de habitantes.

Postarei na sequencia do recebimento das respostas. Para entender melhor ler matéria: Quem saberia responder?

O terceiro  a responder foi o Alcimar Carlos:

Estimado amigo Cristiano Pilako,

Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa deste debate e aproveitar o ensejo para reafirmar o tão quão é importante estes questionamentos. “A curiosidade é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein).

Na minha visão, esta deficiência está diretamente condicionada a história da imprensa da região, que advêm desde o século passado, muito antes da criação da rede mundial de computadores. Os poderosos veículos de comunicação de massa da nossa cidade, foram fundados, com participação no quadro societário de pessoas públicas, efetivamente políticos em mandato. Estes veículos sempre foram mantidos claramente com a finalidade de influenciar a população no pleito eleitoral. De contra partida, a imprensa escrita que surgia, entre os oficiais e anônimos, seguiam para debater e levantar as questões sociais e com isto, rebater as práticas discutidas nos grandes veículos. Até certo ponto, surtiu efeito, mas não havia formas de ir de encontro ao forte poder econômico exercido pelos “caciques” da nossa cidade. Generalizando, os anônimos passaram a ser oficiais e os oficiais cederam a prática da “imprensa marrom”, se pagava, falava bem, se não pagava, falava mal. De geração em geração, a prática vai passando em frente e não seria diferente na internet.

Se avaliarmos, na pior das expectativas  que um blog tem a mesma proporção de repercussão da imprensa escrita do século passado, nada será diferente, portanto, fica claro, ao meu ver, que a falta de jornais digitais (blogs) na nossa cidade, está diretamente ligada a forma que a imprensa local conduz suas vertentes com a política local. Sem contar com a limitação da visão dos empresário locais em patrocinar este tipo de imprensa e assim capitalizar os produtores de conteúdo, tornando-os independentes.

Certamente o amigo Pilako nesta segunda década do século XXI, está iniciando uma libertação no paradigma da imprensa local na internet. Na próxima década poderemos avaliar o impacto deste debate e as consequências que ele trará para a nossa sociedade.

Alcimar Carlos de L V Aires – alcimarcarlos@me.com
CEO da Inetwork eBusiness
Gestor de Tecnologia em FAINTVISA
Consultor de Tecnologia em ABPA Group

2 pensou em “As respostas começaram a chegar: Alcimar Carlos

  1. Alcimar, além de promover um novo debate. Faz uma analise da conjuntura histórica e contemporânea em nossa cidade. Particularmente fico feliz em descobrir esse lado historiador do meu amigo.
    Comungo com suas palavras principalmente quando diz: “Sem contar com a limitação da visão dos empresário locais em patrocinar este tipo de imprensa e assim capitalizar os produtores de conteúdo, tornando-os independentes.” Ainda teremos tantos dias e tantos debates para quem sabe um dia possamos caminhar em um cidade verdadeiramente independente.

  2. Olá a todos os vitorienses que acompanham o Blog do Pilako.

    É com grande alegria e satisfação que recebi o convite para postar minha opinião a respeito do tema. Aproveito para deixar registrado o quanto fico orgulhoso de saber que Vitória tem, através do trabalho do amigo Pilako, um canal de comunicação com tanta visibilidade.

    Os blogs, inclusive os com o perfil do Blog do Pilako, possuem uma grande responsabilidade na transmissão das informações, pois são referencias para a sociedade. Além disso, são fontes de informações para outros meios de comunicação tradicionais.

    Bom, vamos a minha opinião a respeito do tema!

    Apesar de estarmos vivendo na “Era da informação e do conhecimento”, onde, através da internet, é possível rompermos barreiras geográficas, promovendo encontros, libertando talentos, tendo acesso a ricas informações, entre outras grandes vantagens, ainda são poucas as pessoas que ocupando o tempo com leituras, estudos e principalmente com pesquisas. A grande maioria dos que tem acesso à internet é passiva, não produzem conteúdo, e quando o faz, são como conversas de colegas no mundo real, através das redes sociais.

    Diferente de uma rede social, a exemplo do Facebook, o blog é uma ferramenta de comunicação levada mais a sério. Ninguém escreve em um blog como se fosse publicar no Facebook.

    Escrever um livro ou postar textos em blogs é uma tarefa que requer conhecimento, planejamento e dedicação. Não é o simples fato de ter acesso à internet que faz as pessoas saírem escrevendo, em Blogs, sem responsabilidades. Por um lado é salutar, pois evita aborrecimentos, inclusive de natureza jurídica, por outro lado é um registro de uma desmotivação devido às deficiências como a falta de leitura, uma redação adequada entre outras.

    O Facebook é para a maioria uma diversão, sem compromisso, as mensagens e informações são pequenas e escritas, em muitos casos, de qualquer jeito, não havendo a preocupação com a gramática. Mas, o que diferencia os Blogs das Redes Sociais e encanta todos, inclusive os que possuem a competência e o conteúdo para escrever bons textos, é o feedback imediato.

    Por esse motivo, os blogueiros sentem a necessidade de estarem presentes nas Redes Sociais. Na verdade, os blogueiros estão usando as Redes Sociais para expandir o acesso aos seus blogs. O que é muito sábio.

    Eu mesmo uso o Facebook (www.facebook.com/competenciaprofissional) como ferramenta de trabalho e não possui blog. Mas, o formato da informação que eu posto na minha página do Facebook é de acordo com a proposta da ferramenta, ou seja, informações curtas, imagens e pequenos vídeos. Pretendo lançar o meu blog, sem data prevista, e nele poderei postar textos maiores, pois quem o acessar já entende a proposta da ferramenta “BLOG”.

    Antes das minhas conclusões, peço licença para dividir com vocês a minha alegria de ter contribuído em dois momentos importantes para Vitoria. A minha primeira contribuição, juntamente com minha família, é referente à chegada da internet na cidade, através da criação, em 2000, do Provedor de Internet “Vitória LinK” que posteriormente também ficou muito conhecido como “VK”. Muitas pessoas queridas passaram pela Vitória LinK como Alcimar Carlos, Arlindo Santos, Diego Fernandes entre outros. A segundo contribuição foi para o jornalismo da cidade, quando criei a “IMPRENSA LINK”, um jornal virtual com notícias diárias que também cobria os grandes eventos como o carnaval. Na IMPRENSA LINK tive o prazer de ter como repórter de rua o meu querido amigo Marcelo De Marco, vivemos e registramos momentos inesquecíveis. O nosso filosofo Sosígenes Bittencourt contribui com a IMPRENSA LINK nas correções dos textos, naquela época já nos preocupávamos com esse grande e importante detalhe.

    Voltando para finalizar sobre o tema, acredito que essa discussão é bastante salutar, pois despertará nos participantes e nos leitores o interesse e a vontade de criarem seus blogs. Mas, aconselho a todos que em primeiro lugar planejem e depois construam informações bem inscritas, estudadas e baseadas em pesquisas. Não importando a temática trabalhada!

    Um forte abraço a todos!
    Obrigado Pilako!!!

    Geraldo Guerra Junior
    Coordenador de Projetos – ADECCON (www.adeccon.org.br)
    Gerente de Projetos – MBA da Fundação Getulio Vargas.
    Consultor – Gestão da Qualidade.
    Palestrante – Competência Profissional Boas Práticas.
    Coach – Formado pelo Instituto Latino Americana de Coach – ISLAC.

    Fone: 81 9644 1066
    E-mail: geraldoguerrajr@competenciaprofissional.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *