Nota do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória

A diretoria do Instituto Histórico e Geográfico tem a alegria de comunicar-lhe o belo e exemplar gesto da professora Maria do Carmo Tavares de Miranda, vitoriense recém falecida, que nomeou nosso IHGVSA, como seu principal herdeiro em “Testamento Público”. Coube ao IHGVSA sua residência, dois terrenos, sua rica e vasta biblioteca, móveis, obras de arte e muitas outras peças.

maria do carmo tavares de miranda

Maria do Carmo Tavares de Miranda era professora de Filosofia aposentada da UFPE, doutora pela Universidade de Sorbonne , Paris, autora de vários livros e filósofa reconhecida internacionalmente. Sem sombra de dúvida, independente do gesto, a maior inteligência surgida até então na República das Tabocas.

Era filha do professor André Tavares de Miranda que manteve um educandário em nossa cidade por muitos anos. Seu irmão, Tavares de Miranda, era membro da Academia Paulista de Letras e cronista social da Folha de São Paulo.

Antecipadamente agradecemos a divulgação

Prof. Pedro Ferrer
Presidente do IHGVSA

Cópia de trechos do testamento da Professora “Maria do Carmo Tavares de Miranda”.

1- Maria do Carmo Tavares de Miranda

2 - Maria do Carmo Tavares de Miranda tres

3 pensou em “Nota do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória

  1. essa mulher enquanto viva (habitando entre nós) nunca foi devidamente hoemenageada, sua obra filosófica nunca foi estudada pelos analfabetos doutores de nossa cidade…..
    espero que agora diante de tão grande gesto os ignorantes doutores vitorienses se convertam e a homenageiem!

    • Há um certo engano: nem tanto ao mar , nem tanto à terra.
      Ela foi homenageada no Instituto Histórico anos atrás, ocasião em que realizou uma palestra. Foi prestigiada por representação vitoriense que compareceu a sua tomada de posse na Academia. Essa posse foi também motivo de uma homenagem a ela no 3 de Agosto.
      Recentemente uma repressentação do Instituto Histórico esteve em sua residencia e a entrevistou. Colocamos cópia dessa entrevista (com imagem) aos que se interessarem. Atenciosamente
      Prof. Pedro Ferrer – Presidente do IHGVSA

  2. Pingback: Pedro responde a internauta. | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *