RETROSPECTIVA 2012: Fatos Marcantes e Sociais que marcaram o ano

MARCANTES

jan

Fogos na passagem do ano.

Na passagem de 2011 para 2012 a cidade assistiu uma nova forma de adentrar no ano novo, por ocasião dos muitos fogos que estouraram nos céus da Republica das Tabocas.

 

jan

Sucesso marca a 1º Feijoada da ABTV

No dia 28 de janeiro aconteceu no Restaurante Gamela de Ouro a 1º Feijoada da ABTV para marcar a passagem dos 15 anos da entidade. Na ocasião, vários diretores de blocos e carnavalesco em geral estiveram presentes, tendo sido homenageados 15 destaques vitorienses de diversas áreas carnavalescas.

fev

Carro do Google Maps foi flagrado andando por Vitória

carro-googleO carro do Google Maps, que vem fotografando várias cidades do mundo para um dos seus modernos sistemas, o StreetView, foi flagrado por nossa equipe cruzando a Av. Silva Jardim, seguindo em direção a centro comercial da cidade, no dia 09 de fevereiro.

fev

Temporal no Sábado de Zé Pereira.

No sábado de Zé Pereira, um verdadeiro temporal tomou conta da cidade. Na parte da tarde, desfilaram embaixo de chuva o Clube É TESÃO e ETSUDA. Já na parte da noite, onde o temporal voltou a cair, alagando várias ruas, além do Viaduto do Cajá, só os Monges em Folia desfilou, outras agremiações tiveram seus desfiles adiados.

sabado-ze-pereira

fev

A falta de diálogo promove cenas pitorescas

No desfile da agremiação carnavalesca Galo do Cajá, chegou-se a triste conclusão que o painel colocada pela prefeitura no percurso para os carros alegóricos se apresentarem, era mais baixo que a alegoria.  Diante do “espetacular” impasse, o povo na sua escancarada boa vontade e espírito de solidariedade, resolveu a parada de forma inusitada levantando a estrutura, para a alegoria passar.

fev

Ministro do TCU em Vitória

No dia 26 de fevereiro, quem vistou nossa cidade foi o vice-presidente e futuro presidente do TCU (Tribunal de Contas da União)Ministro Augusto Nardes, que veio almoçar com Gabriel Carneiro de Lima, para comemorar a sua formatura no curso de Direito.

abr

As quadrigêmeas completam 10 anos.

Aconteceu no dia 15 de Abril a comemoração do aniversário de 10 anos das celebridades mirins vitorienses. As famosas quadrigêmeas Maria Paula, Maria Estefane, Maria  Rayane e Maria Vitória ao lados dos colegas, familiares e do padrinho, Dr. Estevan Rios.

abr

Tiroteio na prefeitura

Os meios de comunicação da cidade deram grande destaque, em suas programações, ao tiroteio ocorrido na rua onde está localizado o prédio do “Palácio Municipal”. As balas chegaram a atingir o carro do Secretário de Governo Dr. Ozias Valentin, que em nada tinha haver com a história.

abr

Depois desse movimento Vitória nunca mais será a mesma

No 21 de abril, aconteceu em várias cidades brasileiras um movimento intitulado O DIA DO BASTA, que teve como objetivo estimular e mobilizar a sociedade para as questão sociais, educacionais e principalmente lutar contra a corrupção. Em nossa cidade, um grupo se mobilizou e também foi as ruas protestar.

mai

Morre Tia Lila

tia-lilaNo dia 06 de maio aconteceu o sepultamento no cemitério local de Dona Leonila Barros de Andrade, viúva do saudoso Luis Boaventura (Seu Lula do Cinema Iracema).

 

 

mai

Incêndio no centro de Vitória

No final da tarde do dia 29 de maio a rotina do centro comercial da cidade foi alterada, um curto circuito num poste em frente a loja LASER ELETRO, provocou um incêndio.

mai

Internauta flagra incêndio na Rua Eurico Valois

Um internauta flagrou com o seu celular um incêndio ocorrido na rua Eurico Valois, no dia 30 de maio por volta das 10h30, numa oficina mecânica. Disse-nos o internauta: “A demora dos bombeiros fez com que a oficina fosse totalmente destruída. O drama da casa ao lado foi grande. Alguns donos de outros estabelecimentos ficaram, revoltados.” 

jun

Debate sobre Liberdade de Expressão na Internet movimenta silogeu

Com o tema “LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET” aconteceu na noite do dia 14 junho nas dependências do teatro Silogeu, um debate que contou com a participação de pessoas ligadas nas redes sociais, alguns representantes de blogs da cidade, como também do público em geral.

jun

Micael Abner: muita emoção e saudade

Sob forte emoção aconteceu na manhã do dia 09 de junho pelas ruas centrais da cidade, uma caminhada pacifica mas muito significativa. O movimento foi promovido pelos pais do pequeno Micael Abner, vítima dos descasos dos planos de saúde.

jul

Morre Lúcia Beltrão

Faleceu no dia 03 de julho a professora Lúcia Beltrão. A mesma, vinha lutando contra um câncer. Lúcia atuou por muitos anos no Colégio Nossa Senhora das Graças (DAMAS), na antiga GERE (atual GRE), como também no Instituto Histórico e na Academia Vitoriense de Letras. Na época do seu falecimento era Presidente do Lar Espírita de Idosos São Francisco de Assis, da qual dedicou muitos anos de sua vida.

jul

Ônibus dos universitários da Prefeitura bate em caminhão no Recife.

Um dos ônibus da Prefeitura da Vitória que transportava estudantes para Recife, com destino ao centro, bateu na traseira de um caminhão na Avenida Abdias de Carvalho, em Recife. Danos apenas materiais.

 

ago

Margarida Cantarelli visita Instituto Histórico.

No dia 03 de Agosto, o ponto alto das comemorações da Batalha das Tabocas, ocorreu no IHGVSA. A presidente do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco,  Margarida Cantarelli, condecorou o nosso instituto com a Medalha Comemorativa dos 150 anos de Fundação do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco.

out

Vitória é destaque MUNDIAL: GOOGLE não alisa ninguém…

A nossa cidade que no passado agregava valor com o tema BICHOS através do renomado carnaval, agora vem amargando uma situação VEXATÓRIA com o tema. É tanto, que se pesquisarmos no Google sobre bichos nas ruas, os primeiros resultados em imagens são justamente bichos nas ruas de nossa Vitória.

out

Lei Seca em Vitória

lei-secaApesar da Lei Seca está em vigor há algum tempo a fiscalização  nas ruas de  nossa cidade  só veio ser efetivada no mês de outubro flagrando alguns vitorienses dirigindo alcoolizados.

out

Baile Classe “A”

No dia 27 de Outubro no Restaurante Gamela de Ouro o 4º Baile Classe “A” promovido pela Companhia dos Monges em Folia e manteve a tradição de um grande baile uma grande festa com a Orquestra Super Oara.

 

out

Apagão em Vitória.

apagaoPor volta das 23h do dia 25 de outubro nós vitorienses, fomos surpreendidos por um APAGÃO GERAL, boa parte do Nordeste também ficou as escuras.

nov

Agressão no cemitério

Este blogueiro é agredido por funcionários da prefeitura no Cemitério São Sebastião no dia de finados, por registrar desordem no cemitério.

nov

Caminhão derruba dois postes no centro da Vitória e danifica vários veículos e fachadas.

Um caminhão que estava descarregando mercadorias na Praça Leão Coroado, provocou um acidente na tarde do dia 07 de Novembro, que derrubou postes no local, provocando um efeito dominó. Um carro chegou a ser danificado. Não houve vítimas.

nov

Morre Paulinho 

paulinhoNo dia 18 de novembro ficamos anestesiados com a notícia de que o amigo Paulo Oliveira, carinhosamente chamado de Paulinho, havia falecido. Paulinho era presidente da ACTV.

nov

Morre Seu Sitonho

sitonhoNo dia 26 de novembro morre o seu Sitonho do Posto, vitoriense muito conhecido nos meios sociais, amante e vibrante do carnaval de nossa cidade. Uma grande perda.

dez

Dr LUIS CARLOS: um vitoriense ARRETADO!

cidadao-vitorienseNa noite do dia 14 de Dezembro aconteceu nas dependências do Clube Abanadores “O LEÃO” a solenidade, promovida pela Câmara Legislativa de nossa cidade, da entrega de títulos de “CIDADÃO VITORIENSE”. Entre os agraciados com tal título, foi o Dr. Luis Carlos, que surpreendeu a todos com um discurso que merece ser lido por todos os vitorienses. Clique aqui para ler.

dez

Blog é premiado entre os melhores de 2012.

A Revista Total e a CINIMIPE premiaram o Blog do Pilako como um dos melhores meios de comunicação do interior de Pernambuco de 2012. O Prêmio será entregue no próximo dia 03 de janeiro de 2013, durante um grande evento que será realizado em Recife.

melhroes

dezMorre a grande Filosofa vitoriense 

maria do carmo tavares de mirandaNo dia 20 de dezembro faleceu a filosofa Maria do Carmo Tavares de Miranda. A professora foi membro da APL (Academia Pernambucana de Letras) e da Academia Internacional de Filosofia da Arte (Atenas, Grécia), da Academia de Filosofia e ao Instituto Brasileiro de Filosofia. Ela foi assistente direta do filosofo Alemão Martin Heidegger. Amplamente respeitada no meio cientifico em vários países, mas pouco conhecida em sua terra natal.

dez

Morre blogueiro vitoriense 

200200_4965987224249_1926092804_nNo dia 22 de Dezembro, faleceu o jovem blogueiro vitoriense Elmo Freitas. Elmo era editor-chefe de três blogs vitorienses e professor de literatura. O seu sepultamento foi marcado por fortes emoções.

dez

HotSummer é um sucesso

hotHotSummer já faz parte do calendário das festividades de nossa cidade. No dia 25 de dezembro, o evento reuniu muitas pessoas para participar dos shows, entre outros, da banda “Parangolé”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *