Internet grátis: eu já levantei essa questão…

A Associação dos Blogueiros de Pernambuco (ABLOGPE), reúne todos os blogueiros e interessados na mídia digital em Pernambuco para participar de uma Plenária Estadual a ser realizada em Macaparana, agreste do Estado, neste sábado (11), começando às 9h, na Câmara de Vereadores daquela cidade.

Os blogueiros irão discutir a democratização dos meios de comunicação em consonância com o projeto de Marco Civil na Internet em discussão no Congresso Nacional, bem como aprovar uma resolução em defesa da Internet Livre nos municípios pernambucanos.

Muito bem, como associado fundador da ABLOGPE fico feliz em estar servindo, junto com outros companheiros, de instrumento de transformação da sociedade.

Foi num encontro como este, na cidade de Passira há meses atrás, que levantei a questão, que de pronto foi acatada por todos, do acesso livre da internet nas cidades pernambucanas, disse ainda na ocasião, que a nossa associação deveria “marcar” território nessa questão, quando deveríamos “arrancar” dos postulantes a Prefeito das cidades pernambucanas o compromisso, cada qual em sua cidade, de disponibilizar, sem custo para a população, o acesso a internet.

Cidades bem próximas da nossa, como o caso de Limoeiro, já dispõe do serviço em algumas praças da cidade. Já em Vitória, onde o prefeito Elias Lira vem literalmente  abandonando as praças, com exceção da Praça da Matriz, bem que poderia, nem que fosse só agora, as vésperas da eleição, disponibilizar o serviço para população, sobretudo para os mais jovens, onde o prefeito amarga altos índices de rejeição.

Leia também:
Encontro consolida primeira associação de blogueiros do Brasil
(publicado em 16 de janeiro de 2012)

1 pensou em “Internet grátis: eu já levantei essa questão…

  1. A questão de disponibilizar internet nos municípios é algo válido, desde que seja assumido o real compromisso das instituições e de preferencia a responsabilidade técnica ser de instituições de ensino e de seus centros de estudos. O processo da disponibilização de internet não é simples, pois necessita de autorização do Ministério das Telecomunicações, pois o município se torna um provedor de acesso local e para emitir ondas de rádio, é necessário a autorização do Ministério, mesmo para municípios, “pelo certo”.

    Se querem um bom exemplo são os municípios de Garanhuns e Caetés em Pernambuco, que integram o projeto de cidades digitais do Governo Federal, internet gratuita em praças, escolas, instituições de ensino superior, órgãos do Governo Municipal e para a população, uma grande estrutura que as prefeituras são responsáveis pela parte burocrática e a UFPE – Pólo Garanhuns com seu curso de graduação de Ciência da Computação com a responsabilidade técnica. Ato sensato, pois Governo muda e objetivos mudam, mas uma instituição de ensino fica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *