Caso Preocupante

Foto ilustrativa

Hoje tive a confirmação de um fato preocupante que reflete um momento difícil do nosso sistema educacional. A FAINTVISA não realizou vestibular para os cursos de licenciaturas e por uma razão, diria até vexatória: número de candidatos insuficientes para formação de uma turma.

Para quem não sabe: licenciaturas são os cursos destinados à formação de professores. Portanto, o primeiro período das licenciaturas não funcionará no segundo semestre de 2012. Dado repassado por colegas professores da entidade.

Minha preocupação está alinhada mais ao problema do magistério secundário e não ao fato da FAINTVISA ter mais alunos ou menos alunos. A FAINTVISA tem outros cursos que são os chamados puxadores de matrículas e que funcionam com matrícula plena. A falta de alunos nas licenciaturas será compensada por esses cursos locomotivas. Mas, a direção do estabelecimento tirará de letra e encontrará soluções para o caso. Elas existem. A FAINTVISA sairá ilesa. Até aí, tudo bem.

O que me aflige é o reverso da medalha.

A pouca procura pelas licenciaturas é um sintoma grave: POUCOS QUEREM SER PROFESSORES. Cada dia que passa diminui o número de candidatos qualificados e antenados com o magistério. Classe desprestigiada, mal remunerada, mal assistida, mal preparada, mal, mal … Bote mal nisto. Os professores em aula são agredidos pelos alunos e desrespeitados pelos pais. Acabou-se a hierarquia e o professor tornou-se uma figura decorativa. O magistério já não exerce fascínio sobre os jovens. Ficou para as “calendas gregas” aquela imagem do magistério ser um sacerdócio. Os professores têm família, deveres, direito ao lazer, necessitam especializar-se e nada disto se faz sem dinheiro.

A política educacional dos governantes brasileiros, em todas as esferas, continua capenga e rasteira. Sem ambição e sem compromisso com a sociedade vai de mal a pior, engatinhando ou se arrastando na horizontal. As greves estouram em todas as regiões do país e os políticos estão rindo à toa e a macaca descendo em cima dos professores. Como diz o Pilako, TOME PAIMA, TOME PAIMA E TOME PAIMA.

Reflitam sobre estas  duas questões: – teremos professores suficientes no futuro, caso o governo permaneça com esta politica educacional? Se a resposta for sim, qual será a qualidade dos profissionais que serão lançados no mercado?

Cuidado, cuidado, senhores gestores, um  dia poderá prevalecer a sábia e filosófica sentença emitida pela pequena lagartixa, ao ver  os jacarés  nadando e brincando na lagoa, zombando dos menos favorecidos:  “deixa estar jacaré, a lagoa há de secar”.

Pedro Ferrer

2 pensou em “Caso Preocupante

  1. Vou além! A MAIORIA dos jovens… Isso mesmo, a MAIORIA dos jovens que fazem LICENCIATURA não tinham o sonho de ser professor!!! É esse o futuro da educação no Brasil!

  2. Professores neste país, pra quer! se pra roubar basta seguir os homens la em Brasilia, é porque pra ensinar a ler escrever isso não tem mais muito jovens querendo não, mas pra ensinar as brechas das leis para desviar verbas públicas não falta professores com puder nas mãos basta assistir os reportes da globo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *