Santo Antão merecia coisa melhor…

Por ocasião das “comemorações” das festividades do Glorioso Santo Antão a Prefeitura contratou duas bandas para apresentar-se na Praça Duque de Caxias na noite de hoje (16). Se tem uma coisa boa na vida é festa, todos os ritmos são bem vindos, desde que nos faça “balançar o esqueleto” e nos transportar, mesmo que seja só por pensamento, para um “mundo maravilhoso” todos são bem vindos.

Muito bem, penso eu, se realmente o Prefeito Elias Lira estivesse interessado em celebrar, junto com a comunidade católica, sob o comando do respeitado Padre Renato da Cunha Cavalcanti, a 387º Festividades do Padroeiro da cidade deveria ter escolhido bandas e atrações com perfis mais familiares e religiosos, como por exemplo Padre Fábio de Melo, Fafá de Belém, Reginaldo Manzotti, do que atrações reconhecidamente incentivadoras do erotismo e das pornofonias divulgadas “garbosamente”  pelos  seus vocalistas do tipo:

“… bate com força meu batera, que as cachorras gostam de apanhar na cara”

“… aperta com força essa bichinha que ela gosta de gemer”

“… enchendo e derramando e beber até cair”

No último mês (16 de dezembro a 16 de janeiro), ou seja, em exatos 30 dias, a Prefeitura, usando como pretextos comemorações institucionais, promoveu três festividades em Praça Pública, coisa que não fez nos últimos três anos, usando atrações com estilos diversificados, mas sempre direcionado para o público jovem.

Cumprindo a risca tudo que “ordena” os resultados das pesquisas em ano eleitoral, Elias sabe que tem que “agradar” essa faixa de eleitor (16 a 25 anos) que é decisiva em qualquer campanha, motivo pelo qual se explica esse verdadeiro oba-oba nos últimos trinta dias, visto que é nessa faixa etária onde se encontra a maior rejeição do Governo de Elias Lira.

Portanto é oportuno lembrar que para os grandes tiranos da História, o que prevalecia era o “Pão e Circo”. Nos tempos atuais, mas no mesmo contexto, a música de Ton Oliveira tocada toda quarta e sexta-feiras  na rádio do próprio Elias que diz …

ai o povo esquece tudo
e no embalo desse som
a cidade fica feliz
e  tem muito besta que diz,
isso é que prefeito bom.

Ouça:

29 pensou em “Santo Antão merecia coisa melhor…

  1. Pilako a prefeitura tambem deu sua contribuição para a programação catolica com a vinda de bandas catolicas que estão se apresentando todas as noites ao lado da igreja da matriz desde a semana passada,quanto a festa da duque sou de acordo o povo mereçe a comemoração.

  2. Em pombos tem sai rodada, em chã grande tem brasas do forro e gloria cavaleiros do forro, porque vitoria não pode ter forro do muido? acho que nem tudo e politica a não ser os blog da cidade que so fala nisso.

  3. Sou leitor do blog mas manchete foi infeliz,deveria ter sido destinada como um insentivo para que os turistas e pessoas das cidades vizinhas vinhesem para nossa cidade e deixasem a sua contribuiçao no comercio loca fasendo asim a economia de nossa cidade crescer.criticar nem sempre e a coisa certa…

  4. Acho intrigante um homem gestor que se auto proclama religioso, promover um evento parah homenagear um santo da igreja dele, usando prá isso um show profano, recheado de obscenidades, vulgaridades, bebedeira, consumo de drogas, libertinagens, etc. Impressionante como a ganância por votos faz um político abrir mão de conceitos e valores que ele jura ser um defensor. E há quem defenda o tal sujeito, justificando pelo simples fato de ele também ter contribuido com a programação católica; ou seja: acendeu uma vela prá Deus e outra prá…

  5. Eu sou jovem e gosto dessas bandas de forró, mas tenho que concordar com o Pilako, o governo que relizou pessimos eventos de São João se dizendo valorizar a cultura e trazer como proposta do evento a volta a familia para a rua, em plena festa do Pradroeiro Santo Antão, a qual é comandada pelo tradicionalissimo Pe. Renato, o Elias Lira trás Forró do Muído e Arreio de Ouro, é uma aberração.

    Outros munícipios podem até levar para suas festas de padroeiro bandas populares como grandes atrações, porque se torna um dos unicos atrativos turisticos da cidade, porém Vitória tem tradicioção de mais de 380 anos, e deveria aproveitar isso, a altura, trazendo como principais atrações bandas de alto nivel do mundo Gospel, que levaria também grande numero de pessoas a ruas e não apenas o acanhado publico que se deu presente na Praça da Matriz.

    Uma festa de padroeiro com icones do mundo reliogioso como Pe. Fábio de Melo, Rosa de Saron, Pe. Ricardo Manzotti, Pe. João Carlos, Pe. Zezinho, Pe. Antonio Maria, Anjos de Resgate, seria destaque em todo lugar. Porém se falta visão, dos gestores que auxiliam o governo de Vitória, bem como de outros municipios.

    Porém para agradar e tentar pleitiar a proxima eleição, os politicos mudam toda plataforma proposta inicialmente

  6. bando de ipocrita, se escondem atras da igreja e falam bonito Pe. Marcelo Rossi, Pe Fábio de Melo entre outros…pergunta: Desses que falam nesses senhores sublimes e cheios de bondade no coração, quem não foi pro show ontem?qual a diferença desse contores e forró do Muído e arreio não sei de que? nenhuma pois todos cantam por dinheiro tanto as bandas de forró quanto o Padres. aqui é foda se faz acha ruim se não faz acha ruim!!! TEM ALGUM SALVADOR DA PÁTRIA AI? ALGUÉM TÃO PERFEITO QUE SE FOR PREFEITO DE VITÓRIA FARÁ TUDO CERTO? AGORA ACEITE AS CRITICAS E PUBLIQUE MEUS COMENTÁRIOS, COMO VOCÊ QUER SER PREFEITO, COMO VOCÊ DEFENDE A DEMOCRACIA SE NEM CRITICAS VOCÊ QUER!!!

  7. Cara infelizmente essa materia foi muito mal gosto do site mais com isso usar tudo politica meu não achas demais absurdo isso viu se voce gosta de vitoria ajudar e incentiva não e so politica o que vocês estão fazendo vocês tão seguindo a tv da cidade tudo politica tem quer fazer e ser coisas novas sem politicagem.

  8. Sinceramente. Postar uma coisa dessas é não ter sido que falar nem o que fazer.. Primeiro pq como aqui já foi dito, o teve programação com bandas cristãs todas as noites na frente da igreja. Segundo, porque se tivessem contratado padre Fábio vc estaria falando mal por eles terem pago caro para contratar uma atração p meia dúzia de pessoas, convenhamos, não iria dar muita gente na festa.. E por final, todas as cidades fazem festas com bandas de forró no dia do padroeiro e em outras datas e só vitória que não tinha festa tempo nenhum. Ahhh e mais uma vez seu blog com falhas na edição, o postaram uma foto x um show de Avioes do Forró e até onde sabemos as atrações foram outras.

  9. Para os que discordam com a matéria do Pilako, eu vos pergunto: é bonito os comentários que a pancada rolou solta em plena festa do Padroeiro da cidade (festa religiosa) ? poderia ter acontecido em qualquer outra festa ? poderia. Poderia a festa ser realizada por qualquer outro governante ? poderia. Se fosse exploradas atrações religiosas no evento ao invés de Muído e Arreio ? poderia. Mas teria violência ? Não. Essa é a diferença, e para ter essa visão num importa a sua bandeira partidaria e sim seus conceitos de certo e errado.

    ** E público ao trazer ícones religiosos se conquistaria da mesma ou maior que as bandas que tivemos dia 16, só o Pe. Reginaldo Manzotti levou uma multidão de mais de 30 mil pessoas para praça pública em Bezerros no ano passado na festa de aniversário da Rádio Fm do município.

    Espero que datas que mecerem ser lembradas sejam neste 2012:

    6 de maio (emancipação da cidade) – nunca lembrada expressivamente, apenas com a comemoração na praça do anjo.

    3 de agosto (batalha da tabocas) – tem ano que lembram e tem ano que desprezam.

    • A festa foi bem organizada e Merecida, o problema e que gente mal educada e intencionada, vai pra duque de caxias faz comentarios em blog e depois onde era pra ser uma critica a Elias Lira ta se transformando em apoio se liga pilako pra não se queimar

      • J. S machado a indagação de antonio foi para pilako e porque voce responde em nome dele? E è verdade vc não posta todos os comentarios e sim só os que quer, mesmo assim continuo adimirando seu trabalho sucessos.

        • Marivaldo, lamento ter que te contestar novamente, mas você não conseguiu ler a pergunta que o Antônio fez no meio do comentário dele? perguntando: “Quem não foi pro show ontem?”. E ele não pode ter se dirigindo apenas ao Pilako, já que começou com a expressão: bando de “ipócrita”(sic), e bando é plural, e não singular. Ou você sabe não ler direito, ou não sabe interpretar texto, ou está agindo de má fé e querendo se aproveitar prá me atacar. Se quiser babar seu prefeitinho e defendê-lo a qualquer custo, sinta-se à vontade, mas seja um pouco mais inteligente por favor.

      • Marcelo, eu num tenho nada contra a Elias Lira. Só comentei uma visão que poderia ser adotada (sugestão). Pois tenho certeza que todos politicos de Vitória ou de outras cidades, fariam o mesmo que Elias, tanto é que fazem.

        E sobre os eventos que falei, da emacipação e batalha, só espero que ele faça algo em comemoração, pois acho muito importante essas datas que simbolizam a nossa história, se ele fizer tá show.

    • Meu querido Diego, deixe de besteira se você para e pensar tudo em ´Vitória gira em torno de politica, um lado afirma que foi o outro que provocou e no final quem sai perdendo é o povo de Vitória.Em relação a trazer padre, você acha que iria agradar a todos os Vitórienses?nem todos gostam de “padres” no meu caso não vejo muita diferença entre os padres e os cantores comuns…falo comuns porquer estes cantores se acham uns santos mais na verdade são um bando de apoveitadores que como os pastores das igrejas de crente se aproveitam da fé de pessoas que buscam na palavra de Deus um conforto para suas vidas.então temos que parabenizar não o Prefeito mais sim os organizadores do evento, e as brigas provão mais uma vez a mal educação de alguns de nossa cidade.

  10. A letra da musica e a foto na materia e de avioes do forro todo mundo sabe e conheçe, e uma pena, pareçe que ate aqui tão botando paima, Quanto a festa alem de ter sido otima com atrações de top o comercio de nossa cidade foi beneficiado.

  11. com tanta coisa para se comentar em vitoria esta matéria vem dominado os cometário neste blog primeiro em festa de padroeiros das cidade pernambucana todas sem exerção suas bandas seja muindos saia rasgada cavalheiros do inferno ou avião que vai cair. e etc.e tal são esta bandas que se apresenta porque nesta hora a fé tão proferida dá lugar ao profano ao vale tudo. isto não e balela e fato até porque e uma maneira mais nobre de se promover alguns desvio do dinheiro publico. ou seja isto e muito pouco ou quase nada para o que de fato vem ocorrendo em nossa cidade como ruas esburacadas calcamentos danificados criatórios de mosquitos da dengue na praça do jacaré transito infernal feiras livres que e uma bagunça construções irregulares e tantas outras coisa para debater. então esta coisa e no minimo normal

  12. como é que numa cidade que falta de tudo: asfalto, ruas sem buracos, limpeza, ujm prefeito gasta uma fortuna para trazer duas “bandas” de forro pornofônicas? (Que só aumentam a depravação de nossos jovens)
    E ainda se diz que é para comemorar a Festa de um Santo?
    Tá provado que essas festas só depravam, destroem o povo, a juventude e a cidade.
    Se os senhores lerem veram que o MP em Recife solicitou que vários blocos não desfilem pois o vandalismo é enorme…..

  13. Em primeiro plano, alguns, óbvio, quando forem postar, NÃO DESTRUAM, MALTRATEM, ASSASSINEM O PORTUGUÊS (incomensuráveis os erros cometidos por alguns energumenos).
    No que tange a celeuma: música religiosa (sacra) x música “comum” (profana), acho um debate tão fugaz, que nem merece uma vírgula sobre, até porque sou ateu, e isso é irrelevante.
    A politica do pão e circo é exposada de forma escancarada, e faz parte da politicagem vitoriense tal postura. Não acredito em mudanças, e rumo, novamente, nós vitorienses ao: Vermelho x Amarelo…

  14. No final das contas, tratando-se de atrações convenientes a natureza da comemoração, ou não, pelo visto todos deram uma passadinha na Duque. Menos a Luiza, que foi pro Canadá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *