Retrospectiva: Os fatos culturais, artísticos e esportivos que marcaram na cidade em 2011

Mudança no percusso do Carnaval.

Pela primeira vez, o carnaval da Vitória não passa pela Praça da Matriz, tendo o seu percusso modificado em decorrência da reforma da referida praça. O novo percusso teve passagem pela rua Valois Correia, conhecida por Rua da Simetria.

20 anos após seu livro de estreia, a escritora Valdinete Moura lança “Mulheres na Chuva”, em noite de autógrafo.

Foto: Ven1

No dia 24 de março,  a escritora vitoriense Valdinete Moura lançou o seu segundo livro, desta vez de contos, “Mulheres na Chuva”. O evento aconteceu no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. A obra foi editada pela Ilumine Editorial, sob coordenação do escritor Arquiles Petrus.

“Mulheres na Chuva” é uma seleção de contos que tratam sobre o universo feminino em diversos aspectos. Os personagens centrais são mulheres e todas passam por situações difíceis, expondo seus desejos e anseios.

Escritor Walther Moreira Santos é convidado para ser jurado do Prêmio Portugal Telecom.

Foto: divulgação

O escritor vitoriense Walther Moreira Santos, um dos mais respeitados escritores brasileiros da atualidade, foi convidado para participar do corpo de jurados do Prêmio Portugal Telecom, um dos maiores prêmios literários da língua portuguesa. O escritor, que já foi jurado do Prêmio São Paulo de Literatura, já publicou mais de 15 livros, entre romances e livros infantis, além de ser colecionador de prêmios literários.

Atleta vitoriense é bronze em Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu

O vitoriense André Luís da V. da Cruz Gouveia, disputou em maio, na cidade do Rio de Janeiro, do Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu organizado pela CBJJ – Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu – obtendo a medalha de Bronze. Em sua categoria disputaram 30 atletas de todo o Brasil e do mundo. O atleta disputou quatro lutas das cinco possíveis, fazendo a final de sua chave, perdendo apenas para o campeão, já que eram duas chaves de 15 atletas.

Jovem atleta vitoriense é vice-campeão Pan-americano no Chile

O judoca vitoriense Mattheus Gomes, de 15 anos, participou nos dias 25 e 26 de junho do Campeonato Pan-americano Juvenil e Júnior de Judô, realizado em Santiago, no Chile. Durante o evento, o atleta sagrou-se vice-campeão na categoria Super Ligeiro, concorrendo com atletas de vários países como Argentina, Republica Dominicana e Chile.  O Campeonato Pan-americano de Judô do Chile foi realizado pela União Pan-americana de Judô e reuniu 111 atletas de sete países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, México, República Dominicana e Venezuela.

Etapa Mata Centro da III Copa de Pernambucana de Bandas e Fanfarras é realizada em Vitória

Foto: A Voz da Vitória

A etapa Mata Centro da III Copa Pernambucana de Bandas e Fanfarras, foi realizada nos dias 06 e 07 de agosto na quadra do Colégio Municipal 3 de Agosto. O evento contou com presença de 55 Bandas, envolvendo cerca de 4.500 alunos de escolas públicas. Na ocasião a Banda Marcial 3 de Agosto foi homenageada.

Jovem Atleta Vitoriense vem se destacando no Basquete

Com apenas 17 anos, o jovem estudante Jones Pinheiro Junior vem se destacando em diversos torneios de basquete.  Recentemente o atleta vitoriense, que joga como Pivô na seleção do Colégio Militar de Pernambuco, sagrou-se Campeão Pernambucano dos Jogos Escolares, na categoria sub-17, além de ser vice-campeão Norte-Nordeste, vice-campeão Brasileiro dos Colégios Militares e Campeão Recifence nos últimos 03 anos.

Luciene Freitas lança o seu “Brincando com Flores”.

Na no dia 12 de agosto a escritora vitoriense Luciene Freitas lançou o livro “Brincando com Flores”, livro de poesias com temáticas infantis. O Evento aconteceu no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão e contou com a presença de dezenas de amigos, entre eles, outros escritores e poetas vitorienses.

Orquestra Sinfônica se apresenta na Igreja da Matriz.

No dia 25 de Setembro aconteceu na Matriz de Santo Antão a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música sob a regência do Maestro Renato Acioly, proporcionando de forma obsequia, aos presente um momento para ficar gravado na história da nossa cidade. É oportuno lembrar que a apresentação foi uma articulação do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória.

Livro Didático sobre Vitória é lançado por professores

No dia 16 de novembro, no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico, os professores Pedro Ferrer, Maria de Fátima e Savana Santos, lançaram o livro livro didático “Vitoria de Santo Antão”. Na ocasião, os professores realizaram um momento de autógrafos, destacando a importância da obra para os estudantes da rede municipal de ensino, assinalando alguns pontos da publicação.

11º Cavalgada Fest é realizada na Gamela de Ouro

No dia 20 de novembro foi realiza da 11º edição da Cavalgada Fest. O tradicional evento contou com café da manhã ao som de Edmilson Banda Show, percusso que atravessou a cidade e no retorno, um reforçado almoço. A noite, o evento teve o show de Fabiana, a pimentinha do nordeste.

Time das Guerreiras das Tabocas é vice-campeão da Copa do Brasil

Foto: H2FOZ

No dia 26 de novembro as meninas do Vitória não conseguiram conquistar o titulo da Copa do Brasil, no jogo realizado contra o Foz Cataratas, perdendo de 3 x 0. O jogo ocorreu no estádio Pedro Basso, na Vila Yolanda, em Foz do Iguaçu – PR e contou com cerca de 4 mil torcedores. Infelizmente não foi desta vez que vimos o Tricolor das Tabocas com um titulo nacional.

Jovens atletas são destaque no III Campeonato de Karatêbudô.

Foto: divulgação

No dia 26 e 27 de novembro, os atletas de karatê, todos vitorienses, alunos do professor Mário, participaram do III Campeonato Brasileiro de Karatêbudô em Nova Parnamirim – Natal. A Equipe de tres atletas garatiram 5 premiações: Cosme Filho – 1º lugar Katá e 1º Lugar em luta (adulto) – Erik Silva – 1º Lugar Luta (categoria 15-17 anos) – Jatanael Henrique  – 3º Lugar Katá (13-14 anos).

Aldenisio Tavares lança CD “O Amor de Cristo nos uniu”.

No dia 08 de dezembro o compositor vitoriense e colunista de nosso blog Aldenisio Tavares, acaba de lançar um CD ecumênico com composições de sua autoria. Neste novo trabalho o Aldenisio conseguiu reunir, de forma pioneira, o maior número de artistas vitorienses num só CD, sejam eles cantores, arranjadores, músicos e produtores, todos unidos com objetivo de trazer a mensagem do Cristo.

4 pensou em “Retrospectiva: Os fatos culturais, artísticos e esportivos que marcaram na cidade em 2011

  1. Pingback: Retrospectiva: Os fatos religiosos e empresariais que marcaram na cidade em 2011 |

  2. Pingback: Retrospectiva: Os fatos Marcantes e Sociais que marcaram na cidade em 2011 |

  3. Pingback: Retrospectiva: Os fatos Marcantes e Sociais que marcaram na cidade em 2011 |

  4. Pingback: Retrospectiva: Os fatos Administrativos e Políticos que marcaram na cidade em 2011 |

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *