Pharmacia Popular – pelo pesquisador Ricardo Lopes Villas Bôas.

Com o título “Acervo Histórico Farmacêutico” a pagina no Facebook, administrada  pelo pesquisador Ricardo Lopes Villas Bôas, desde 13 de setembro de 2015, com postagens regulares sobre o “mundo das farmácias”, recentemente, com informações coletadas  no nosso jornal eletrônico, intitulado de Blog do Pilako, produziu postagem realçando a nossa emblemática Pharmacia Popular. 

Segue, abaixo, a referida postagem: 

A Pharmacia Popular ficava localizada na cidade de Vitória de Santo Antão, no Estado de Pernambuco. A Pharmacia Popular foi fundada pelo Pharmaceutico Nestor de Holanda Cavalcanti, no ano de 1.870.

A Pharmacia Popular ficava sediada em prédio próprio, que também servia de residência da família, na rua Prefeito João Cleofas de Oliveira nº 127, próximo a Praça Duque de Caxias, no centro de Vitória de Santo Antão. A Pharmacia Popular encerrou suas atividades em meados de 1.940, dando lugar a Farmácia Brasil que atendeu até meados de 2.012.

A edificação ainda está totalmente preservada, graças ao zelo praticado pelos descendentes de Nestor de Holanda Cavalcanti, sendo que o prédio foi declarado Patrimônio Histórico do Estado de Pernambuco, no ano de 2.010.

A edificação foi construída pela família em 1.817, apresentando fachada externa revestida com azulejos ricamente desenhados, nas cores azul e linhas amarelas.

A foto mostra a fachada externa da Pharmacia Popular, em meados das primeiras décadas de 1.900.

Notar a elegância das pessoas, e o belíssimo prédio. Notar também, a presença do Pharmaceutico Nestor de Holanda Cavalcanti, a esquerda da foto, com chapéu e terno alinhado; e no que parece, segurando a mão, um frasco de medicamento.

A foto original poderá ser acessada em: https://www.blogdopilako.com.br/

#museu #acervo #pharmacy #farmácia #história #museum #farmacêutico #apothecary #acervohistoricofarmaceutico

Ricardo Lopes Villas Bôas – farmacêutico e pesquisador. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *