“Corrida Com História” – os Correios da Vila de Santo Antão – o primeiro serviço público regular.

Na coluna  “Corrida Com História” de hoje, 08 de julho de 2021, aproveitamos para conectar um fato nacional e atual – Privatização dos Correios – aos primeiros passos da atividade na nossa “aldeia’. O referido serviço foi um dos primeiros a se organizar no Brasil, ainda no século XVI, a partir do Rio de Janeiro.

Na então Vila de Santo Antão – salve pesquisa mais aprofundada – foi a partir do inicio da década de 1830 que serviço começou, com regularidade,  servir aos antonenses. Aliás, antes mesmos da chegada da tão esperada “estrada provincial”.

Registros de ata da nossa Câmara de Vereadores já confirmavam   que documentos haviam  sido enviados –  “por intermédio do Correio Terrestre” – em 04 de dezembro de 1832. Já em maio de 1834, na  sessão do dia 20,  há  informações da nomeação daquilo que poderíamos chamar de primeiro  “gerente” do “Posto dos Correios” local.

Eis aí, portanto, caso os serviços dos Correios passem  mesmos pelo processo de privatização, no sentido histórico do nosso lugar, perderemos aquilo que configurou como o primeiro serviço público (regular) daqui. .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *