
Por uma feliz iniciativa de alguns iluminados munícipes da vizinha cidade de Pombos, outrora distrito da cidade da Vitória de Santo Antão, até 1963, na noite de ontem, quinta-feira, 10 de julho de 2025, foi constituído, oficialmente, o Instituto Histórico e Geográfico de Pombos.

A Sessão Solene aconteceu na Sede da Banda Padre Galdino e teve início por volta das 19:30h. O evento contou com um bom número de pessoas. Além dos nativos, envolvidos na causa da preservação e educação patrimonial, o encontro também celebrou a presença da senhora Claudia Pinto (RIHPE) e o doutor José Soares (IAHGP), ambos representando o movimento vinculado à consolidação da pauta da preservação histórica, em nível estadual.
Na qualidade de figura central e emblemática para a historiografia da cidade de Pombos, a ativista e semeadora das boas causas, professora Gasparina, com a autoridade dos seus 84 anos, deu o tom do evento. Empolgou a todos com o seu entusiasmo, com a sua mente privilegiada e o seu amplo conhecimento sobre os fatos marcantes e o cotidiano local.
Portanto, a semente foi lançada em campo fértil e certamente irá vingar, crescer e florescer, até porque a cidade de Pombos tem uma rica história, um povo animado e vibrador. Elementos necessários de que precisa um Instituto Histórico e Geográfico, para avançar e se consolidar. Desejamos boa sorte e sucesso para todos os envolvidos nessa verdadeira empreitada cívica e cultural.
