Ex-presidente LULA: qual o seu maior legado?

Para muitos,  a gloria! Para outros,  uma injustiça. A decretação da prisão do ex-presidente Lula, ocorrida no final da tarde de ontem (05), nos sugere múltiplas interpretações. Tudo vai depender do ângulo, do conceito e da maneira pela qual se enxerga os fatos..

O discurso que joga pobres contra ricos e pretos contra brancos não é uma invenção do PT –  Apenas apropriou-se dele. Queiram ou não queiram os “juízes”, somos todos frutos de uma sociedade burguesa. Não é fácil raciocinar noutra direção, mesmo que seja no campo utópico – já dizia Cazuza: “ideologia, eu quem uma pra viver”.

Contra tudo e contra todos Lula venceu. Como autêntico excluídos – ainda criança –  atravessou o sertão nordestino na direção da cidade grande para não morrer de fome. Na qualidade de indigente,  começou por baixo. Lula sedimentou seu caminho com suas próprias mãos. Não só venceu, ele inspirou o destino de muita gente, assim como ele, que tinha tudo para dá errado.

Já no fim da vida, o operário que virou presidente, enfrenta, agora, a desmoralização pública: preso por corrupção. Resistente, bem ao estilo guerreiro, chegou num beco sem saída. Mas Lula, como um bom companheiro e figura emblemática do seu campo de atuação  política, precisa arquitetar e por em prática o plano “B”. Na chamada “Nova Republica” essa é a primeira vez – eleição – que o Lula será um soldado fora de combate.

Seria o fim de um dos políticos mais populares do planeta ou o recomeço de um novo tempo para o Brasil?

Precocemente, poderíamos dizer nesse exato momento que a Era Lula viverá, doravante,  apenas nos livros de história?  

Independente de qualquer coisa, estamos vivenciando um período histórico. Às véspera de mais uma eleições gerais, onde “nunca antes na história desse país” um ex-presidente da republica havia sido preso por corrupção, tenho a absoluta certeza que nada mais será como antes.

Qual é o maior legado  que o LULA nos deixa? As transformações sociais, promovidas  nas suas duas gestões governamentais,  ou nos mostrar, na prática,  que um ex-presidente da república, no Brasil, também pode ser preso, igual a qualquer ladrão de galinha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *