
Desde o seu surgimento, ocorrido na Inglaterra, no alvorecer do século XIX, o trem, foi sinônimo de desenvolvimento. No Brasil, não foi diferente. O apito da locomotiva, entre outras coisas, simbolizava futuro, novas oportunidades e segurança.
Na então “Cidade da Vitória” sua operação deu-se inicio a partir do sábado, 09 de janeiro de 1886, há exatos 140 anos. Do Recife, além das autoridades, a imprensa, “homens de negócio” e outros convidados o trem chegou “carregado de expectativa”.

Na cidade, não se falava em outra coisa. Recebidos pelas autoridades locais, um almoço foi realizado no armazém da estação. Muitos fogos, músicas e “vivas” para celebrar aquele acontecimento histórico.
Impactada pelos efeitos da chegada do trem, nosso lugar se transformou-se numa metrópole. Em todas as áreas – sociais, urbanísticas, econômicas e políticas – a sociedade antonense evoluiu e avançou.
No nosso quadro Corrida Com História de hoje, destacamos a passagem dos 140 anos da chegada da “Estrada de Ferro” em nosso lugar, momento que nos proporcionou a conjugação do verdadeiro sentido do chamado desenvolvimento econômico.
Veja o vídeo aqui: https://www.instagram.com/reel/DTSTIs6DhrH/?igsh=a294ZW04eGRqemJ2
