CONCURSO LITERÁRIO – Osman Lins

PARTICIPE DO CONCURSO E GANHE PRÊMIOS E CERTIFICADOS

 CONCURSO LITERÁRIO PROMOVIDO PELO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO E PELA ACADEMIA VITORIENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIA.

De 1 de março a 15 de junho DE 2024.

As entidades acima promovem um Concurso Literário, em homenagem ao centenário do nascimento do escritor antonense Osman Lins. O concurso tem por finalidade homenagear o preclaro escritor e estimular a arte literária em Vitória de Santo Antão.

REGULAMENTO:

1º – Para se inscrever, o trabalho deve ser encaminhado para o Instituto ou Academia em três vias. As vias, devem ser colocados em envelope grande e identificado apenas por pseudônimo, escolhido pelo concorrente. As inscrições deverão ser feitas no período de 01 de março a 15 de junho do corrente ano, impreterivelmente. Serão indeferidos os trabalhos postados ou entregues após a data limite.

Parágrafo único – O concorrente que se identificar será automaticamente desclassificado. Deverá constar apenas o pseudônimo.

2º – As inscrições, que são gratuitas, poderão ser feitas no Instituto Histórico e Geográfico ou na Academia, localizados à Rua Imperial no bairro da Matriz.

3º – Junto ao trabalho inscrito deve ser anexado em envelope pequeno lacrado, a ficha de inscrição, devidamente preenchida, contendo todos os dados solicitados, sendo: nome completo, idade, número do documento de identidade (RG), CPF, endereço completo, telefone para contato, e-mail e pseudônimo usado.

4º – O participante que não preencher corretamente a ficha de inscrição, conforme os artigos 1º e 3º, estará automaticamente desclassificado.

5º – Os trabalhos poderão abordar um dos seguintes temas: a – aspectos da vida do Osman Lins; b- análise de um dos livros do homenageado; c- importância do Osman Lins e da sua obra para Vitória de Santo Antão; d – o que diria/pensaria Osman Lins sobre Vitória de Santo Antão, caso a revisitasse nos dias atuais?  Os textos deverão ser escritos em língua portuguesa, podendo conter de uma a cinco páginas em papel tamanho ofício, digitados com espaço duplo em fonte times new roman, tamanho 12.

6º – Cada participante poderá concorrer com um só trabalho. Após a conclusão do concurso, uma via ficará no arquivo do Instituto e as demais serão incineradas.

7º – Os trabalhos serão analisados e julgados por professores e/ ou escritores qualificados para este fim, convidados pela Comissão Organizadora.

8º – A premiação será no dia 05 de julho de 2024, no Silogeu, em  horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

9º – Haverá, além do certificado, uma premiação para os cinco primeiros trabalhos classificados:

– Primeiro lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais); – Segundo lugar: R$ 600,00 (seiscentos reais); – Terceiro lugar: 500,00 (quinhentos reais);- Quarto lugar: 400,00 (quatrocentos reais);- Quinto lugar: 300,00 (trezentos reais)

Parágrafo único: – Todos os inscritos receberão certificado de participação.

10º – Poderão concorrer, alunos matriculados no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio, das escolas públicas e privadas, da cidade da Vitória de Santo Antão.

11º – A Comissão Julgadora guiará seu trabalho a partir dos seguintes critérios: domínio do idioma, objetividade, clareza do texto e pesquisa histórica.

12º – A Comissão Julgadora terá absoluta liberdade de avaliação, não cabendo nenhum tipo de recurso contra o resultado que vier a proclamar.

13º – Caberá à Comissão Julgadora contatar os classificados.

14º – O resultado será divulgado na imprensa antonense até o dia 30 de junho de 2024.

15º – A inscrição do concorrente implica na prévia e integral concordância com as normas do presente Edital.

16º – O material enviado no ato da inscrição não será devolvido.

17º – O descumprimento das obrigações e regras constantes do presente Edital, por qualquer participante, implicará na sua eliminação imediata.

18º – Os casos omissos serão decididos em conjunto pela Comissão Julgadora e pelas Diretorias do Instituto e da Academia.

Comissão Organizadora: Antônio Fernando do Nascimento, Pedro Ferrer de Morais e Serafim Lemos Nascimento.

Comissão Julgadora: Sócios e ou Acadêmicos: historiador Cristiano V. Barros (Pilako), professor Rafael Augusto, professora Fátima Santos.

Vitória de Santo Antão, 01 de março de 2024.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *