“Cadeira do Dragão” – por @historia_em_retalhos.

Um dos instrumentos de tortura mais terríveis utilizados no ciclo da ditadura militar brasileira era a famigerada “cadeira do dragão”.

Muito utilizada pelo DOPS e pelo DOI-CODI, a estrutura do assento era feita de madeira e coberta com uma folha de zinco, ligada a um regulador de voltagem, que a transformava em uma “cadeira elétrica caseira”.

O indivíduo torturado era preso aos pulsos por cintas de couro e, em seguida, eram amarrados fios em suas orelhas, língua, em seus órgãos genitais (enfiado na uretra), dedos dos pés e seios (no caso das mulheres).

Para completar, água era jogada sobre o seu corpo completamente nu, o que fazia com que a força do choque fosse elevada ao extremo.

Mas, não parava por aí.

O pior era a pressão psicológica.

O torturador costumava descrever tranquilamente as consequências do aparelho (como convulsões e perda do controle intestinal), liberando alguns choques para confirmar a sua argumentação.

Se isso não surtisse efeito, era liberada uma descarga elétrica completa.

O preso, então, sentia todo o corpo tremer, especialmente as partes em contato com o zinco.

A duração e a intensidade eram controladas para não o matar, podendo ser aumentadas a cada dose, que eram alternadas com espancamentos.

Este perverso e desumano método de tortura foi aplicado em diversos presos políticos no Brasil, como Frei Tito, o protagonista do nosso último retalho.

60 anos do golpe militar de 1964.

Lembrar para não esquecer.

#ditaduranuncamais

A quem interessar, recomendo o livro “Brasil: nunca mais” de Dom Paulo Evaristo Arns.

Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/C4-Qk2Qu5gX/?igsh=OHo5YXhmYWxsaHZr

1 pensou em ““Cadeira do Dragão” – por @historia_em_retalhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *