Futebol e Política: Vitória continua sem o Estádio Carneirão……

Se bem observado,  o contexto futebolístico é bem parecido com o político. Nesses dois “caldeirões” – futebol e política -, aos quais, entre outros,  são adicionados ingredientes de fidelidade, fé e superação,  quase sempre na busca da incondicional  e cega emoção,  desprezando a tão desejada razão, podemos dizer que o povo (torcedor)  brasileiro, de maneira geral, é feliz! Até porque somos o País do futebol e dos “expoentes” políticos:  Jair Bolsonaro e Lula da Silva.

Pois bem, recentemente, em suas redes sociais o prefeito da Vitória, Paulo Roberto, postou vídeo realçando o bom desempenho no campeonato pernambucano de uma das equipes da nossa cidade. Detalhe: ele estava na moderna Arena de Pernambuco que fica na cidade de São Lourenço da Mata.  Antes, porém, devemos dizer que o Paulo tem ligação antiga com o futebol.

Ao assistir o referido vídeo, de maneira imediata e imaginária,  o mesmo transportou-me  para um tempo (não muito distante)  vivenciado em  nossa terra. Nesse determinado recorte temporal governava a nossa cidade o então prefeito José Aglailson, o  autointitulado  “Zé do Povo”.

Nessa passagem à qual me refiro, entre outras, dava conta da polêmica do time de futebol profissional local sendo obrigado a treinar e jogar em outras cidades,  justamente pelas  dificuldades “criadas” pelo então gestor do município. De quebra, essa polêmica latente  ainda jogava “gasolina” no já tão incendiário espaço político da nossa pólis. Nesse período, o Paulo Roberto já acalentava o sonho de ser prefeito da nossa cidade.

Ainda raciocinando no tempo pretérito, com efeito,  o mais inocente e pessimista “torcedor” do grupo amarelo ou mesmo o mais truculento e canino eleitor do grupo vermelho, naquela ocasião, nunca poderia imagina que um dia iria testemunhas o Paulo Roberto, na qualidade de prefeito, torcendo e vibrando pelo time da Vitória de Santo Antão que ele viu nascer, nas arquibancadas de um estádio de futebol de outra cidade,  justamente por falta de um estádio na nossa:  nesse caso,  o velho e histórico Carneirão.

Para concluir, arrematemos: se no tempo do Zé do Povo o problema se dava no contexto político/administrativo, hoje, com o Paulo Roberto sentado na cadeira de prefeito,  o problema é real, ou seja: não temos um estádio de futebol.

Continuemos, de boa fé,  torcendo e se alimentando dos ingredientes produzidos por esses dois caldeirões: futebol e política…..

1 pensou em “Futebol e Política: Vitória continua sem o Estádio Carneirão……

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *