Este é Edgardo Tito Sicato da Silva – por @historia_em_retalhos.

Quem vê esse sorriso largo no rosto não imagina a história por trás deste angolano lutador, naturalizado brasileiro.

Edgardo imigrou para o Brasil na condição de refugiado no ano de 1989.

Àquela época, Angola vivia o horror de uma sangrenta guerra civil.

Tão logo se tornou independente de Portugal, em 1975, o país mergulhou em uma luta fraticida entre dois ex-movimentos de guerrilha anticolonial: o MPLA, apoiado pela antiga União Soviética, e a UNITA, apoiada pelos EUA.

Esta guerra interna teve um custo altíssimo, com milhares de mortos e mutilados, destruições de vulto nas cidades e o comprometimento grave da infraestrutura do país (estradas, pontes, aeroportos etc).

Antes de completar 11 anos, Edgardo vivenciou a maior tragédia da sua vida: assistiu à morte da própria mãe, alvo de um bombardeio praticado pela UNITA, no local onde moravam.

Dona Isabel, sua mãe, foi atingida pelos estilhaços de uma bomba que a feriram letalmente nas regiões da cabeça e do peito.

O aspecto mais doloroso: sair de casa naquelas circunstâncias de guerra para buscar socorro significaria a morte dos demais integrantes da família, de sorte que a própria dona Isabel pediu aos familiares que apenas se mantivessem ao seu redor, rezando, enquanto desfalecia aos poucos.

Toda guerra é insana e este dia mudou radicalmente a vida de Edgardo.

Indefeso, órfão da mãe, afastado do pai e em um país banhado de sangue, a sua vida parecia fadada ao mesmo fim das demais crianças angolanas: ser forçado a incorporar-se às guerrilhas ou morrer.

Três anjos, todavia, entraram em seu caminho, trazendo-o para o Brasil: os tios Teodoro e Amélia Chitunda (foto) e a freira Frances.

Esta última fez contato com as irmãs beneditinas da Academia Santa Gertrudes, em Olinda/PE, que acolheram a todos, garantindo-lhes trabalho, moradia e educação.

No Brasil, Edgardo concluiu os seus estudos e, hoje, vive em paz em Caruaru, ao lado da esposa Helena.

Para quem não sabe, há 31 anos, este angolano/brasileiro é um amigo-irmão deste subscritor.

À sua história de luta e superação, eu presto esta homenagem no dia de hoje.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CyiVzmcOJZv/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *