Preconceito contra pessoas nascidas no Nordeste – por @historia_em_retalhos.

Qual a origem do preconceito contra pessoas nascidas no Nordeste?

Eis um tema polêmico e que divide este imenso país.

É frequente assistirmos a atos de rejeição e brutalidade contra pessoas nascidas na região nordeste do Brasil.

Mas, por mais dolorosa que seja a análise do tema, eu pergunto: há razões históricas a justificar este repugnante sentimento de segregação?

A resposta é sim.

Para alguns, a origem histórica deste sentimento guarda relação com a formação da intelectualidade paulista, nos anos de 1920, que estabelecia São Paulo como a “locomotiva” do Brasil e as demais regiões como “vagões” a serem carregados.

Gilberto Freyre, sabiamente, reagiu e defendeu a posição do Nordeste como o “berço da nacionalidade”.

Outros sustentam que o preconceito esteve associado às grandes massas de trabalhadores que migraram para o Sudeste, principalmente entre as décadas de 30 e 50 do século 20.

Àquela altura, aspectos comparativos entre os grupos de migrantes nordestinos e grupos de imigrantes europeus eram comuns.

O resultado dessa comparação pode ter sido a veneração dos hábitos e idiomas estrangeiros e o menosprezo pela rusticidade das pessoas simples do interior nordestino, fazendo nascer o sentimento de discriminação.

Hoje, 08 de outubro, é o Dia do Nordestino.

A criação desta data é uma homenagem ao centenário do poeta popular cearense Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré (foto).

A data foi oficializada com a Lei n.º 14.952, de 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, local com a maior concentração de nordestinos do país.

Que o dia de hoje sirva-nos como reflexão acerca dos enormes malefícios causados ao país por este tipo de sentimento, além de ser crime, que pode resultar em reclusão de 1 a 3 anos e muita.

Que jamais nos esqueçamos: reverenciar o povo nordestino é, em última análise, reverenciar a alma deste país, porque esta região guarda os maiores traços da identidade nacional.

Viva o povo nordestino.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CyIpk6mu3zC/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *