A “menudomania” e o Recife – por @historia_em_retalhos

Quem viveu a década de 1980 recorda do fenômeno musical da banda porto-riquenha composta por cinco adolescentes que levava multidões aos seus shows.

Histeria, euforia e fanatismo marcaram os anos de sucesso da banda que, no ápice da fama, veio ao Recife para apresentar-se no Estádio do Arruda, reunindo cerca de 60 mil pessoas.

A apresentação aconteceu no dia 1.° de março de 1985 e é considerada o primeiro grande show em estádio realizado na capital pernambucana.

Foi um alvoroço poucas vezes visto!

Com formações variáveis, o grupo encontrava-se na sua composição mais memorável (Robby Rosa, Charlie Massó, Roy Rosselo, Ray Reyes e Ricky Martin) e emplacava sucessos como o hit “Não se reprima”.

A chegada do Menudo contou com mais de 200 soldados e seis viaturas, que foram insuficientes para conter a multidão no Aeroporto dos Guararapes, sendo necessária a utilização das saídas do Aeroporto Militar do Ibura.

O tumulto continuou até a frente do Othon Palace Hotel, em Boa Viagem, onde o grupo ficou hospedado.

Durante o show, Ricky Martin, que era o integrante mais recente daquela composição, acalentava o coração das adolescentes:

“Un beso a las chicas del Recife”.

Poucos lembram, mas uma figura muito polêmica era o empresário da banda, Edgardo Díaz.

Segundo a sua filosofia, os meninos deveriam ter bom comportamento, entrosamento com a família, ser alunos exemplares e manter-se distante das drogas.

Além disso, seriam substituídos sempre que atingissem 16 anos, mantendo uma espécie de “fonte da juventude”.

Nos bastidores, todavia, Edgardo era conhecido como um sujeito autoritário e controlador, sendo acusado, mais tarde, de abuso sexual contra os adolescentes.

O sucesso do Menudo foi estratosférico, mas não foi longevo, esbarrando em um entrave muito comum em bandas que alcançam a fama precocemente: a efemeridade.

Mesmo assim, o seu estilo fez escola, influenciando diversos outros conjuntos que o sucederam, como os brasileiros Dominó e Polegar e o argentino Tremendo.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CyA-DMQOB4A/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *