prevenção ao suicídio – por @historia_em_retalhos.

Hoje, inicia-se a campanha brasileira de prevenção ao suicídio.

Mas, qual a razão da escolha do mês de setembro e da cor amarela para marcar a campanha?

Em verdade, a origem de todo esse movimento de conscientização surgiu a partir da triste história de Mike Emme, um jovem americano de apenas 17 anos, conhecido por sua personalidade carinhosa e por sua habilidade com mecânica.

Sozinho, o garoto conseguiu restaurar um mustang 68 e pintou o carro todo de amarelo.

Porém, nem seus pais, nem aqueles que conviviam com Mike, conseguiram perceber os seus sinais de angústia.

Atordoado, em 1994, o jovem tirou a própria vida, disparando um tiro contra a cabeça, na frente de sua casa, no Colorado/EUA, dentro do seu carro, às vésperas de completar 18 anos.

No dia do funeral de Mike, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los.

Os cartões e fitas foram feitos por amigos de Mike e possuíam uma mensagem:

“Se você precisar, peça ajuda”.

Em pouco tempo, os cartões espalharam-se pelos EUA e começaram a surgir mais e mais cartões com pedidos de ajuda.

Por conta da grande repercussão do caso, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.

Em 2003, a OMS decretou que o dia 10 de setembro seria o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o amarelo do mustang de Mike foi a cor escolhida para representar esta campanha.

A você que me lê e que está passando por um momento de aflição, não desista.

Não fique só nessa luta.

Peça ajuda.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CwpOcL1uQjS/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *