Buenos Aires, na Argentina/Recife – por @historia_em_retalhos.

Já imaginou sair de Buenos Aires, na Argentina, a pé, para o Recife, percorrendo uma distância de mais de 4.536km?

Pois é!

É isso o que está fazendo, neste exato momento, um grupo de peregrinos, com previsão de chegada na capital pernambucana no próximo dia 15 de agosto.

O objetivo da caminhada é refazer o caminho que o escravo Manoel percorreu em 1630, quando saiu de Pernambuco levando consigo uma imagem da Imaculada Conceição, que se tornaria a Virgem de Luján, padroeira da Argentina.

Negrito Manoel, como é popularmente conhecido, foi um escravizado trazido de Cabo Verde para Pernambuco, seguindo depois para a Argentina, com o navegador português André João.

Às margens do rio Luján, Manoel testemunhou aquele que teria sido o primeiro milagre da Virgem, ao possibilitar que bois puxassem um carro que se mostrava absolutamente imóvel.

Daí em diante a relação de Manoel com a sagrada imagem foi intensa, por longos 56 anos, durante os quais, segundo a tradição, ungia enfermos com o óleo da lamparina da santa, devolvendo-lhes a saúde.

Ele foi reconhecido Servo de Deus pelo Vaticano e esta peregrinação busca, dentre outras coisas, pedir a graça da sua canonização.

O prédio onde descansam os seus restos mortais está a 50 metros da atual Basílica e, por decreto, em 1989, foi declarado “Lugar Histórico Nacional”.

Já a Virgem de Luján continua muito venerada na Argentina, sendo considerada a “Mãe da Pátria”.

Agradecemos à querida amiga @anna_dbsm, por nos ter trazido esta interessantíssima informação, de caráter histórico e religioso, oportunidade em que também parabenizamos o Consulado da Argentina no Recife @consuladoargentinorecife, pelo trabalho desenvolvido.

Sejam bem-vindos ao Recife os peregrinos da Virgem de Luján!
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/Cv0icYVu0Jz/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *