Confederação do Equador – por @historia_em_retalhos.

Em 2 de julho de 1824, era proclamada no Recife a Confederação do Equador, uma aliança entre quatro províncias que se opunham ao autoritarismo do Primeiro Reinado.

Inúmeros foram os seus antecedentes.

Como se sabe, várias eram as divergências entre PE e o governo central, acentuadas, sobremaneira, na Revolução de 1817, de forma que a província aderiu com muita desconfiança à causa de Pedro I em 1822.

A condição era de que o imperador mantivesse a promessa de convocar a Constituinte e aceitasse as suas decisões.

“Debaixo desta condição é que aclamamos Sua Majestade”, afirmou Frei Caneca, líder máximo da Confederação.

Um aspecto importante é que, àquela época, começava a surgir uma nova classe de produtores, ligados ao plantio do algodão, na zona da mata norte do estado.

Esse grupo já não dependia da metrópole, porque vendia o seu produto diretamente às fábricas da Revolução Industrial inglesa, sendo, portanto, simpático às ideias revolucionárias que levassem à quebra dos monopólios.

Tal perspectiva estendia-se às províncias da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, em que a produção algodoeira também se tornara expressiva.

A chegada da notícia da dissolução da Constituinte, em 1823, foi a gota d’água.

Um colégio eleitoral reuniu-se em Olinda e substituiu a Junta dos Matutos por outra, presidida por Manuel de Carvalho Paes de Andrade.

Paes de Andrade, então, convocou as províncias do norte a juntarem-se a PE, para a formação de um país federalista, inspirado no modelo americano.

A bandeira da Confederação exibia as palavras “religião, independência, união e liberdade”, substituindo os ramos de café e tabaco pelos da cana-de-açucar e do algodão.

O desfecho, porém, foi tirano.

Pedro I determinou a suspensão das garantias constitucionais da província, enviou tropas por terra e por mar e mutilou o território pernambucano, retirando dele a comarca do São Francisco, que correspondia a 60% da sua área.

Apesar da derrota, a Confederação do Equador trouxe ao lume ideais libertários que mudariam o curso da história do Brasil.

E o principal: deu novamente o recado de que por estas bandas o arbítrio nunca se fez.
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/CuMIHOBOEv8/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *