Quem será o candidato a vice-prefeito de Paulo Roberto em 2024?

Enquanto o festejo junino segue, a juízo dos profissionais da política, o mesmo  cumpre o papel de entreter os eleitores,  enquanto suas excelências aproveitam para aprofundar a armação do tabuleiro político, visando o próximo pleito eleitoral, diga-se: eleições municipais 2024.

Vale salientar que praticamente daqui a um ano estaremos vivenciando as chamadas convenções partidárias que tem, entre outras funções, a finalidade  de definir as candidaturas para o pleito que se avizinha, ou seja: vereadores, prefeito e vice-prefeito.

No mundo político antonense não paira nenhuma dúvida de que o prefeito Paulo Roberto já ligou a chave da sua reeleição. Nos bastidores, dizem também, aliás, gente do seu próprio grupo, que o prefeito também já colocou o óleo na frigideira para fritar o seu vice – Professor Edmo Neves.

Unidos pelo instinto da sobrevivência política  na eleição municipal de 2020,  agora, os dois – prefeito e vice –, na surdina,  jogam o inevitável  jogo do poder, isto é: reeleição e sucessão……

Desde o primeiro prefeito que tentou a reeleição na terra de João Cleófas que o vice do primeiro mandato não ficou bem na fita. Será que, agora,  com o prefeito Paulo Roberto o vice (Edmo Neves)  ficará?  Vejamos:

Eleito em 2000 numa eleição improvável, o cacique José Aglailson se abraçou com o bem relacionado Biu da Morepe. Mas quem disputou e ganhou como vice, em 2004, foi Demétrius Lisboa.

 

Traído pelo primo que recebeu seu apoio na reeleição, o então deputado estadual Henrique Queiroz, em 2008, se configurou numa espécie de  maestro na vitória política/eleitoral em cima do grupo dos  “Querálvares”, ao colocar o seu filho de vice na chapa encabeçada pelo também deputado Elias Lira. Passado quatro anos, o Queiroz Filho até foi mantido na chapa para disputar a reeleição, mas ao final dos oito anos como vice, o mesmo não foi escolhido como  o candidato a prefeito para representar o então alardeado grupo verde/amarelo.

Em 2016, numa eleição jogada e dividida  estrategicamente, chegou ao poder central do munícipio,  pela primeira vez,  o então deputado Aglailson Júnior,  tendo na vice o bem conceituado médico e vereador Saulo Albuquerque que contribuiu decisivamente na computação geral dos votos à chapa vencedora. Escanteado na administração e rompido publicamente o mesmo (Saulo) foi substituído no processo da reeleição,  em 2020,  pelo ex-deputado Henrique Queiroz.

Como podemos observar, desde a implantação da reeleição (1998),  o vice-prefeito dos primeiros mandatos na nossa “aldeia” – Vitória de Santo Antão – não avançaram no jogo majoritário do pleito municipal.

Voltando ao atual cenário político local, o  prefeito Paulo Roberto sabe que em caso de reeditar a mesma chapa (Paulo/Edmo),  e logrando êxito eleitoral em 2024, estaria quase que ratificando o nome do professor Edmo Neves como o candidato a prefeito do grupo em 2028. Essa seria a sequência natural do processo.

Pois bem, fica então a seguinte pergunta: será mesmo que Paulo Roberto, em caso de vitória na reeleição, estaria disposto a entregar o processo da sucessão municipal nas mãos do seu vice-prefeito Edmo Neves?

Eis que surgem algumas encruzilhadas políticas que o atual prefeito, doravante,  terá que avaliar para, ao mesmo tempo, enfrentá-las:

  • Qual o verdadeiro peso político/eleitoral de professor Edmo Neves no atual cenário?
  • Se descartado o atual vice-prefeito,  Edmo Neves,  qual estrago ele poderia causar no processo da reeleição do atual prefeito?
  • Havendo substituição,  quem seria o candidato a vice na chapa de Paulo em 2024: seria alguém com peso político ou ele faria como o Zé do Povo,  que colocou uma pessoa da sua “cozinha”  ou  Paulo iria buscar um  nome de dentro da FACOL?
  • Nesse processo de escolha/substituição qual o verdadeiro peso da opinião de  Elias e Joaquim?

Como podemos observar, no jogo político não há espaço para amadores. Portanto, para encerrar essas linhas, sublinho  a seguinte pergunta: o atual vice-prefeito Edmo Neves constará na chapa majoritária no processo da reeleição do atual prefeito,  Paulo Roberto?

1 pensou em “Quem será o candidato a vice-prefeito de Paulo Roberto em 2024?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *