Cruz das Almas: Corrida Com História……

Construídas pelos católicos ainda no século XIX , mais precisamente pela Irmandade das Almas, as “caixas das almas”, como assim ficaram popularizadas, entre outras, tinha a função de facilitar a arrecadação de contribuições e esmolas dos fiéis. Estrategicamente, ficavam as mesmas localizadas às margens das artérias (caminhos) de maior fluxo de pessoas, sobretudos nas entradas e saídas do município. Com o tempo perderam a função e foram desprezadas pelos dirigentes da igreja local.

Das 5 unidades construídas, duas permanecem de pé, uma foi recentemente destruídas pela prefeitura e as outras duas, aparentemente, foram incorporadas ao patrimônio de terceiros. As 2 “resistentes”, por assim dizer,  ficam em lugares distintos:  uma ao lado do Cemitério São Sebastião  e a outra à Rua Melo Verçosa, próxima à Praça Severino Ferrer, também conhecida por “Praça do Fórum”.

Com relação à localizada próxima ao cemitério, devemos sublinhar que a mesma foi  construída antes mesmo do cemitério (1875).  Aquela localidade, por conta da cruz de madeira que ficava  em cima da “caixa das almas” deu origem ao “Sítio Cruz das Almas” que posteriormente nominou à localidade, ali existente.

Portanto, essa é mais uma curiosidade do nosso lugar antonense que retratamos, hoje, dentro do genuíno projeto cultural/esportivo, por nós executado,  que atende pelo simpático nome de “Corrida Com História”.

Veja o vídeo aqui: https://youtube.com/shorts/fdonMq5f6GM?feature=share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *