Novo sistema de pesos e medidas – há 150 anos – Corrida Com História.

Importado da França, o novo sistema de pesos e medidas que começou a vigorar no Brasil no início da sétima década do século XIX substituiu os trazidos pelos  portugueses,  por ocasião do nosso “descobrimento”.

Entre outras referências a arroba, a libra e a oitava  deram lugar ao quilo,  para os produtos medidos e negociados por peso. Para os produtos líquidos:  a canada, a pipa e o quartilho foram substituídos pelo litro. Já para as unidades de cumprimentos, o metro sepultou a braça, a vara, o palmo, o pé, e o côvado.

Pois bem, foram com essas novas medidas que o comércio e a população antonense tiveram que conviver e aderir a partir do dia 1º de junho de 1873, ou seja: há exatos 150 anos. Evidentemente que essas mudanças não foram fáceis, muito menos absorvidas rapidamente.

Os novos padrões  – balanças, pesos e etc – haveriam de ser compradas ou alugadas as autoridades que ainda cobravam por aferições periódicas. Nem os comerciantes gostaram,  muito menos a clientela. Aliás, essas mudanças deflagraram um movimento no  Nordeste  brasileiro – iniciado no interior do estado da Paraíba – que ficou conhecido como “ A Revolta dos  Quebra-Quilos”.

Portanto, hoje, 1º de junho de 2023,  marca os 150 anos do inicio oficial dessa grande transformação na nossa, então recém-criada,  “Cidade da Vitória” – Corrida Com História.

Veja o vídeo aqui:

https://youtube.com/shorts/lCL56RBUiUQ?feature=share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *