“Árvore da vida” – por Siga: @historia_em_retalhos.

Desde o dia em que ganhei de meu amigo André Luiz uma muda de baobá, fiquei com uma inquietação: gostaria de que essa planta crescesse em um espaço coletivo, onde as pessoas pudessem conhecer melhor o seu significado.

Essa árvore foi mundialmente divulgada no clássico “O Pequeno Príncipe”, do escritor francês Antoine de Saint-Exupery, e, para nós, é um símbolo muito importante da nossa ancestralidade africana.

Muitos a chamam de “árvore da vida”!

Foi quando procurei o urbanista social e militante da causa da cidadania Murilo Cavalcanti, propondo-lhe a doação da muda, em nome do Núcleo do Patrimônio Cultural do MPPE, a alguma unidade da Rede Compaz.

Murilo topou e ontem nos proporcionou uma manhã maravilhosa!

Não sei se todos sabem, mas Murilo e a Rede Compaz buscaram inspiração nos avanços sociais de Medellín, na Colômbia, tendo essa parceria gerado um trabalho de inclusão social e cidadania que dá gosto de ver.

Antes do plantio, porém, decidi realizar uma enquete para batizar a muda.

Após uma disputa apertada com Naná Vasconcelos, venceu o nome “Princesa Aqualtune”.

Sim, venceu a opção por uma mulher preta e guerreira.

Arrancada de sua terra natal para ser escravizada no Brasil, a princesa congolesa Aqualtune é uma figura lendária, que reverbera no imaginário da mulher afro-brasileira como um símbolo muito forte de resistência e luta.

De princesa africana a escravizada no Brasil, com seus conhecimentos políticos, organizacionais e de estratégia de guerra, Aqualtune, efetivamente, pode ter sido fundamental na consolidação do Quilombo dos Palmares, principal foco da resistência negra no Brasil.

Só tenho a agradecer a todos os que se envolveram comigo nessa ideia!

Vida longa ao baobá Princesa Aqualtune!

Vida longa ao Compaz!

Obrigado à minha esposa @carlafmaciel, à minha filha, à querida amiga @alinearroxelas, a Bebel e aos amigos @murilo.compaz e @eli_masceno1973 pelo dia de ontem!
.
Siga: @historia_em_retalhos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *