Praça da Restauração ou Praça do Pirulito – por @historia_em_retalhos

Esta é a Praça da Restauração ou Praça do Pirulito, como é popularmente conhecida.

Fica na Rua Jardim, no bairro de São José, e é tida como a menor praça do Recife.

Apesar de mal conservado, este minúsculo logradouro guarda uma importância histórica muito grande: foi exatamente aí que, em 27 de janeiro de 1654, aconteceu a rendição das tropas holandesas, com a entrega das chaves do Recife, pondo-se fim ao período de domínio da Companhia das Índias Ocidentais no Nordeste brasileiro.

Reflexo direto das derrotas nas batalhas do Monte das Tabocas (1645), Casa Forte (1645) e Guararapes I e II (1648 e 1649), as condições da rendição foram aprovadas pelo general Francisco Barreto de Meneses e pelo tenente general Siegemundt von Schkoppe.

Por esta capitulação, os batavos comprometeram-se a entregar não só o Recife e a Mauritzstad (bairro de Santo Antônio), mas, também, os fortes que ainda ocupavam na Ilha de Itamaracá, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

O tratado definitivo de paz entre Holanda e Portugal, por mediação da Inglaterra, foi firmado em Haia, em 06 de agosto de 1661.

Em Olinda (foto 2), temos a Rua 27 de Janeiro (mais conhecida como “ladeira da Pitombeira” 🎺), nome dado também em alusão à data histórica.

Sabias dessa?

Se não, compartilha!
.
Siga: @historia_em_retalhos

https://www.instagram.com/p/Cn6nBrButlw/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *